Covid-19: Missas com fiéis retomadas segunda-feira, procissões e visitas pascais são de evitar

Anunciou a Conferência Episcopal Portuguesa

Imagem de Arquivo – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou hoje que as missas com presença de fiéis vão ser retomadas na segunda-feira, dia 15, sendo de evitar procissões ou visitas pascais.

«O Conselho Permanente refletiu sobre a situação atual da pandemia e decidiu que as celebrações da eucaristia com a presença da assembleia sejam retomadas a partir do dia 15 de Março, observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 08 de maio de 2020, em consonância com as normas das autoridades de saúde», lê-se num comunicado.

O mesmo documento, divulgado após uma reunião do Conselho Permanente da CEP que decorreu online, adianta que, quanto à celebração de outros sacramentos, é de observar «as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações».

«Nesta fase evitar-se-ão procissões e outras expressões da piedade popular, como as visitas pascais e a saída simbólica de cruzes, de modo a evitar riscos para a saúde pública», refere o comunicado, acrescentando que a Assembleia Plenária dos bispos católicos portugueses, entre 12 e 15 de Abril, «reavaliará estas orientações, tendo em conta a situação de pandemia no país».

As missas, bem como catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, estão suspensas desde 23 de Janeiro em Portugal Continental, devido à pandemia de Covid-19.

Quanto às celebrações da Semana Santa, e na sequência da nota da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, os bispos apresentam algumas orientações.

Para o Domingo de Ramos é de evitar os ajuntamentos dos fiéis e «de nenhum modo seja permitido a entrega ou a troca de ramos».

Já na missa crismal, celebrada na manhã de Quinta-feira Santa ou, segundo o costume de algumas dioceses, na quarta-feira de tarde, «se não for possível uma representação significativa de pastores, ministros e fiéis», o bispo diocesano deve avaliar a possibilidade de a transferir para outro dia, «de preferência dentro do tempo pascal».

Para a Quinta-feira Santa, na missa vespertina da Ceia do Senhor, a CEP pede para se omitir o lava-pés e, no dia seguinte, o bispo deve introduzir «na oração universal uma intenção pelos doentes, pelos defuntos e pelos doridos que sofreram alguma perda». O ato de adoração da Cruz mediante o beijo é limitado ao presidente da celebração,

Por fim, a vigília pascal «poderá ser celebrada em todas as suas partes como previsto pelo rito».

As orientações da CEP, de 8 de Maio do ano passado, para o retomar das celebrações e cultos comunitários, incluem distanciamento social de quatro metros quadrados, obrigatoriedade de desinfeção de mãos à entrada, lugares marcados, máscaras para todos e sem os cumprimentos do gesto da paz entre fiéis.

 



Comentários

pub