Concerto de harpa culmina Semana Santa em Lagoa e inicia Festival

Três concertos marcam a Semana Santa em Lagoa

A harpista Helena Madeira – Foto: Michel Januário

Um concerto de harpa, com a harpista Helena Madeira, vai ter lugar no Domingo de Páscoa, dia 4 de Abril, às 16h00, a partir da Igreja da Misericórdia de Lagoa, apenas com transmissão online.

Inserido na programação da Semana Santa Lagoa’2021 e na primeira edição do Festival de Harpa do Algarve, o concerto é organizado pela Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa, em parceria com o Município de Lagoa e com o apoio da Santa Casa da Misericórdia local.

A harpista irá interpretar vários temas sacros/religiosos de Alfonso X (1221-1284), D. Dinis (1291-1325), John Newton (1725-1807), Teodoro Cottrau (1827-1879), entre outros.

Este evento online é de participação gratuita e recomendado para maiores de 6 anos. O concerto será transmitido através da página de Facebook do Município de Lagoa.

O Festival de Harpa do Algarve é produzido pelas Ideias do Levante, em parceria com vários municípios do Algarve. Em cada edição é proposta a recolha de donativos para auxiliar instituições sem fins lucrativos do Algarve na área de apoio social e humano.

Este ano, os fundos recolhidos revertem a favor da Santa Casa da Misericórdia de Lagoa e da SOS Oncológico, uma associação sem fins lucrativos, de âmbito regional, que visa apoiar doentes oncológicos e cuidadores.

A primeira edição festival decorrerá de Abril a Outubro, via online e/ou presencial, em vários concelhos do Algarve, estando previstos concertos e/ou workshops em Albufeira, Lagoa, Loulé, entre outros.

A harpista Helena Madeira (Lisboa, 1981) é licenciada em Antropologia e Língua Italiana, tendo iniciado o estudo do canto lírico com Fernando Serafim na Juventude Musical Portuguesa em 2004, frequentando a partir de 2007 o curso de Canto e Harpa no Conservatório Nacional.

Apesar de ter passado ainda pela Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa, Helena Madeira define-se maioritariamente como autodidata e numa constante busca de técnicas e influências.

Participou em seminários sobre Canto com Lúcia Lemos, Claire Honigsbaum, Cathérine Rey, Meredith Monk e Jill Purce (Londres), e sobre Harpa, no Festival Internacional de Harpa de Edimburgo desde 2009, dedicando-se ao estudo da Musicoterapia, desde então.

Gravou o seu primeiro disco em 2004 como cantora, na banda Dazkarieh e, de 2006 a 2014, foi vocalista da banda  de world music MU, com quem gravou o álbum Casanostra em 2008 (Prémio Carlos Paredes 2009) e Folhas que Ardem em 2012.

Apresentaram-se ao vivo em Espanha, Londres, Suécia, Roménia, Malásia e Índia. Em finais de 2014 apresentou o seu primeiro disco a solo Da Voz do Embondeiro, álbum que a levou a tocar em Espanha, Brasil e em Cabo Verde, e em Fevereiro de 2020 regressou com Cenário Divergente, às raízes da música portuguesa, onde a harpa se assume como rainha soberana na composição musical.

A par dos seus trabalhos como compositora foi convidada para diversas parcerias musicais, nomeadamente, ao lado do pianista Artur Guimarães, e da cantora Sofia Escobar, em 2016 ,no Hotel Ritz, em Lisboa.

A Igreja da Misericórdia, em Lagoa, onde irá decorrer o concerto de harpa do Domingo de Páscoa, foi edificada presumivelmente entre os anos 1521 e 1525.

Tendo como orago Nossa Senhora da Visitação, encontra-se implantada no coração da malha urbana. A frontaria, reconstruída após os estragos provocados pelo terramoto de 1755, exibe um frontão recortado, enquadrado por dois volumosos pináculos, com escudo encimado por coroa real em relevo ao centro, que substituiu o anterior, mais ornamentado.

O seu interior, de planta retangular e cobertura em madeira e telhas no lugar da primitiva abóbada, é decorado por painéis de azulejos do século XVII e friso de açafates floridos enquadrados por folhagem barroca.

Na capela-mor, pode-se observar um primoroso retábulo em talha dourada, obra dos finais do século XVII, onde se enquadra uma bela imagem do Senhor Crucificado.

De destacar são igualmente as imagens, colocadas em nichos pintados a vermelho, de S. João Baptista e de Santa Isabel, Rainha de Portugal, ambas do século XVIII. De entre outros aspetos da história da Misericórdia de Lagoa, refira-se a existência de uma antiga azinhaga.

Concerto solidário:

A realização deste concerto em Lagoa visa, não só, promover o repertório em redor da harpa, como também, o património religioso/arquitectónico do Concelho de Lagoa e angariar fundos para a Santa Casa da Misericórdia de Lagoa, através de transferência para o IBAN PT50 0045 7060 4000 7642 2115 1
Mais informações, clicando aqui.

Durante todo o festival, decorre uma campanha de angariação de fundos para o SOS Oncológico.
Os donativos poderão feitos através de transferência bancária para o IBAN PT50 0045 7060 4026 3428 0357 3
Mais informações sobre o SOS Oncológico clicando aqui.

 

Conheça toda a programação musical da Semana Santa Lagoa’2021:

 

Comentários

pub