Concelhos de Aljezur e de Monchique não têm qualquer caso ativo de Covid-19 [mapa]

Três concelhos não registaram qualquer caso novo ao longo da semana

Aljezur em tempos de confinamento – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Aljezur e de Monchique são os dois únicos concelhos do Algarve sem qualquer caso ativo de Covid-19, segundo os dados que acabam de ser divulgados no habitual boletim semanal da Comissão Distrital de Proteção Civil.

O Sul Informação, que acompanha diariamente a situação da região algarvia no mapa interativo, sabe que Aljezur já está sem casos ativos desde ontem, sendo este o segundo dia consecutivo, enquanto em Monchique isso aconteceu hoje.

Mas também se sabe que esta situação é extremamente volátil, bastando um único caso ou um surto inesperado para alterar a frágil contabilidade. Veja-se o caso de Alcoutim, que, na quarta-feira, também tinha zero casos ativos, para, nesse mesmo dia, surgir um surto entre trabalhadores que estão a montar uma mega central fotovoltaica no concelho e assim passar a ter, segundo os números de hoje, 8 pessoas infetadas.

Ao que o nosso jornal apurou, alguns dos casos relacionados com esse surto entre os trabalhadores da central fotovoltaica estão mesmo a ser contabilizados nos concelhos vizinhos, em especial em Tavira (hoje com mais 14 novas infeções), onde muitas dessas pessoas têm a sua residência temporária.

 

Analisando os dados da Autoridade de Saúde Regional hoje divulgados pela Proteção Civil Distrital, há, contudo, mais boas notícias: três concelhos (Aljezur, Monchique e Silves) não registaram qualquer caso novo ao longo da semana, desde o dia 5 de Março.

Em termos de novos casos em toda a região, registaram-se mais 194 nestes últimos oito dias, assim como 4 óbitos (2 em Portimão, 1 em Loulé e outro em São Brás de Alportel).

Em compensação, aumentaram de forma mais significativa as pessoas recuperadas da Covid-19: ao longo da semana houve mais 363 recuperados, para um total de 19.153.

Isso refletiu-se na diminuição acrescida dos casos ativos no Algarve: neste momento, há 427 casos ativos, menos 273 que no passado dia 5 de Março.

Quanto aos hospitais algarvios, a situação está igualmente muito mais calma. Há agora 27 pessoas doentes de Covid-19 internadas (menos 12 que há uma semana), das quais 7 estão nos Cuidados Intensivos (menos 3) e 5 ventiladas (menos 1).

Clique para ver o mapa interativo ampliado

Conheça todos os dados da região e por concelho, incluindo a evolução em 24 horas, no mapa interativo que acaba de ser atualizado com as novas informações recolhidas.

 

 



Comentários

pub