Chuva a partir de amanhã vai “limpar” as poeiras vindas do Norte de África [com vídeo]

Os piores dias foram 29 e 30 de Março

O transporte de poeiras sobre o território continental, que se tem verificado nos últimos dias, deverá diminuir amanhã, depois da aproximação de uma nova depressão no final do dia de hoje, 31 de Março, e com a ocorrência de precipitação a partir de dia 1 de Abril, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA recorda que estas poeiras vindas do Norte de África foram detetadas em imagens de satélite ou em observações de superfície, mas também motivaram «fotografias amplamente divulgadas nas redes sociais ou em outros meios de comunicação social».

O IPMA alerta que «este transporte de poeiras tem implicações na degradação da qualidade do ar e no agravamento de problemas de saúde, como por exemplo do foro respiratório, e ainda uma redução de visibilidade na atmosfera».

Esta situação deve-se a «um fluxo de sul, induzido por um núcleo depressionário à superfície, com o reforço de um vale em altitude, que se encontra centrado entre o arquipélago da Madeira e a região do estreito de Gibraltar».

Nesta circulação, uma massa de ar quente com características tropicais tem afetado o território continental, com a subida gradual das temperaturas, em especial da máxima.

No entanto, a nebulosidade média e alta que se tem verificado poderá fazer com que a previsão das temperaturas máximas esteja sobrestimada para os dias 30 e 31.

Com a aproximação de uma nova depressão no final do dia de 31 de Março e prevendo-se a ocorrência de precipitação a partir de amanhã, dia 1 de Abril, a concentração de poeiras tenderá a diminuir.

 

Segundo aquele instituto, «nos dias 29 e 30 de Março ter-se-ão verificado os valores mais elevados de concentração de poeiras».

Ainda durante o dia de hoje, quarta-feira, deverão verificar-se elevadas concentrações de poeiras, diminuindo gradualmente ao longo do dia.

Podemos observar na figura acima uma imagem de satélite, produto Dust RGB, com a localização dos máximos de concentração de poeira nas zonas identificadas pela cor rosa/magenta bastante acentuada, ou seja, mais evidente na região sul do território continental. As zonas a vermelho escuro representam nebulosidade média e alta também sobre Portugal.

O vídeo acima da sequência de imagens do produto Dust RGB evidencia, também em cor magenta, uma nuvem de poeiras oriundas do norte de África, a atingir o território continental.

O produto Dust RGB resulta da combinação de dados de canais na banda espectral do infravermelho, centrados em 8.7µm, 10.8µm e 12.0µm. Nesta animação, as imagens que compõem o Dust RGB são obtidas pelo sensor SEVIRI a bordo do satélite geostacionário Europeu MSG (www.eumetsat.int) e cobrem o período de 29/03/2021 às 13:00 UTC a 30/03/2021 às 10:00 UTC, com frequência horária.

Para esta quarta-feira, dia 31, o IPMA mantém o aviso amarelo para a costa sul algarvia, devido à agitação marítima, com ondas de sueste com 2 a 2,5 metros.

 



Comentários

pub