Castro Marim apoia com 1 milhão construção de lar para pessoas com Alzheimer

«O Lar de Alzheimer é um projeto prioritário para este Município»

A Câmara de Castro Marim vai apoiar, com 1 milhão de euros, a construção de um lar para pessoas com Alzheimer e outras demências. 

A obra, que deverá começar dentro de pouco tempo, tem sido um dos grandes desígnios de José Cabrita, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, que trabalha há anos na persecução deste projeto.

«O Lar de Alzheimer é um projeto prioritário para este Município. Pela sua dimensão e abrangência, este equipamento será, com certeza, uma unidade de referência para todo o sul do país», destacou Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim.

Esta «é uma infraestrutura de futuro, pois a longevidade média aumenta e 50% das pessoas com mais de 90 anos sofre de demência». O autarca sublinhou também o forte contributo à economia local, uma vez que a construção deste Lar de Alzheimer permitirá a criação de cerca de dezenas de postos de trabalho, diretos e indiretos.

Trata-se de um equipamento com capacidade para acolher 70 portadores de doença de Alzheimer e outras demências em regime de internamento e 20 em regime de Centro de Dia. Irá estruturar-se em três unidades de ação: Unidade de Internamento Residencial e Unidade de Dia; Unidade de Promoção da Autonomia Pessoal e Intervenção com as Famílias e Unidade de Formação e Cooperação.

«É o maior apoio municipal de sempre a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, concentrada em dois anos, à dimensão de uma das maiores obras do município. Tudo isso se torna possível graças à participação e solidariedades dos castromarinenses, através da sua tributação dos impostos, nomeadamente do IMI», declarou Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara de Castro Marim.

A autarca acrescentou ainda «que a construção do Lar de Alzheimer inclui-se também na estratégia municipal de regeneração urbana, uma vez que prevê a demolição de uma fábrica antiga e vem imprimir uma nova dinâmica a este espaço nobre da vila histórica».

Com um orçamento de quase 5 milhões de euros, o projeto está incluído no Plano de Ação da ARU e do PARU e é um investimento financiado pelo programa PO CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo FEDER em 1.134.701,80 euros alocados, somados ao milhão de euros de apoio autárquico. O restante montante é assumido pela Santa Casa da Misericórdia, através de capitais próprios e empréstimo bancário.

 



Comentários

pub