Bombeiros de Portimão apostam na energia solar para poupar 40% na fatura da eletricidade

Melhoramento torna as instalações mais amigas do ambiente

Painéis fotovoltaicos foram instalados na cobertura do pavilhão multiusos do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Portimão, «para garantir uma produção que vai reduzir em cerca de 40% os custos com eletricidade».

A direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão garante que a instalação dos painéis fotovoltaicos «se reflete numa poupança líquida estimada de cerca de três mil euros ano, sem qualquer investimento, a que acresce o inestimável benefício de salvaguardar o ambiente».

Com este mecanismo será ainda possível «gerir os consumos em tempo real», acrescenta.

A instalação dos painéis resulta de um contrato entre a Associação Humanitária e a EDP, destinado a instalar na cobertura do quartel, uma unidade de produção para autoconsumo para captar energia elétrica de origem fotovoltaica.

«A energia solar, transformada em energia elétrica, servirá para abastecer as instalações do quartel e, quando produzida em excesso, é devolvida à rede», explicam os responsáveis pelos bombeiros portimonenses.

Este investimento surge «na sequência da estratégia de melhoramento das condições do quartel dos Bombeiros de Portimão nos últimos anos, e em particular da aposta na eficiência energética das instalações», agora que estão «concluídas as obras de ampliação e requalificação das áreas operacionais e a substituição do sistema de aquecimento de água com recurso a painéis solares».

 

 



Comentários

pub