Biblioteca da UAlg debate literatura oral no ciclo “Vozes na Primavera”

Primeira conferência é já no sábado

Foto: Pablo Sabater/Sul Informação

A Biblioteca António Rosa Mendes, da Universidade do Algarve, vai promover conversas sobre literatura oral no ciclo de conferências “Vozes na Primavera”, que decorrerá entre os dias 27 de Março, o próximo sábado, e 15 de Maio, sempre à 15h00.

As sessões, que contarão com membros do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da UAlg, realizam-se todas através da plataforma Zoom Colibri, bastando clicar neste link para ter acesso.

A primeira conferência online, a ter lugar este sábado, terá como tema “Lendas sobre os botos da Amazónia e suas relações com lendas europeias e africanas”, assunto que será desenvolvido pelo orador J.J. Dias Marques.

No dia 3 de Abril, Lucília Chacoto vai apresentar “Um estudo dialetal de alguns provérbios portugueses”. No dia 10, Alexandra Brito Mariano irá falar sobre “Árvores de interesse público nacional e lendas que lhes estão associadas” e a 17 do próximo mês, José Ruivinho Brazão será convidado a refletir sobre “A mulher no cancioneiro tradicional português”.

Antes do final de Abril, haverá mais duas conferências, uma no dia 24, com Olga Costa da Fonseca, subordinada ao tema “Os 10 mandamentos da didática do conto tradicional”, e a outra a 30 de Abril, sobre “as donzelas que querem se casar – da tradição oral à ópera”, com Therezinha Hernandes.

Em Maio, no dia 3, Paulo Jorge Correia vai fazer uma apresentação sobre “Os contos tradicionais contados por emigrantes portugueses na América”. O ciclo encerra a 15 de Maio com uma conferência que terá como oradora Adriana Freire Nogueira, que dará “Contributos paar um repertório oral de uma família luso-brasileira”.

 

 



Comentários

pub