Autarquias do Algarve criam sistema conjunto de compra de produtos locais

Projeto vai custar 167 mil euros

As autarquias do Algarve vão criar um sistema conjunto de compras públicas de produtos locais para abastecimento de instituições locais e regionais, como escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), entre outras.

O projeto “Sistemas Alimentares Sustentáveis” «baseia-se em circuitos curtos de comercialização, assentes em modos de produção e consumo ambientalmente sustentáveis que promovam a biodiversidade, os conhecimentos tradicionais e as dietas saudáveis, com grande foco na dieta mediterrânica», anunciou a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que está a implementar a iniciativa.

As principais ações prevista são «a organização de cadeias curtas de comercialização, a estruturação do mercado institucional do alimento ao nível dos municípios e a implementação de duas ações-piloto em escolas».

«Igualmente prevista está a realização de diversas ações de informação dirigidas a produtores e de formação de cozinheiros(as) responsáveis pela confeção e aprovisionamento escolar e a composição de um Conselho Regional de Alimentação», acrescentou a AMAL.

Para tornar este projeto uma realidade, esta entidade vai investir cerca de 167 mil euros, a realizar entre 2021 e 2022, verba que é assegurada pela AMAL e pelo FEDER (70%), através do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 (Plano de Ação e de Desenvolvimento de Recursos Endógenos), cuja candidatura foi agora aprovada.

 

 



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