Araújo, Cabral e Falcão seguem em frente no Vale do Lobo Open II de ténis

Gastão Elias, Tiago Cação e Fábio Coelho despediram-se da prova

Os tenistas portugueses Pedro Araújo, Francisco Cabral e Gonçalo Falcão garantiram, esta quarta-feira, 10 de Março, lugar na segunda ronda do Vale do Lobo Open II Magnesium-K Active.

Convidado pela organização para o quadro principal de singulares, Francisco Cabral (1114.º do ranking ATP) foi o primeiro tenista a avançar: o vice-campeão nacional absoluto de 2015, 2016 e 2019 liderava por 4-2 na primeira partida quando o francês Maxime Hamou (372.º ATP e segundo cabeça de série) desistiu, devido a problemas físicos.

Pouco depois, também Gonçalo Falcão (1343.º) seguiu em frente. Repescado da fase de qualificação como lucky loser, o português de 33 anos derrotou o qualifier austríaco Peter Goldsteiner (1045.º) pelos parciais de 6-2 e 6-3, em 1h32, para somar a primeira vitória em quadros principais de singulares de torneios internacionais desde Novembro de 2019, em Nules (Espanha).

Com estes resultados ficou automaticamente garantida a presença de pelo menos um português nos quartos de final de singulares, uma vez que Cabral e Falcão vão medir forças esta quinta-feira.

E porque não há duas sem três, a jornada não se concluiu antes de uma terceira vitória portuguesa: tal como acontecera nas últimas duas semanas, Pedro Araújo (1154.º) voltou a entrar com o pé direito num torneio ITF, ao dar a volta ao alemão Lucas Gerch (465.º) para somar uma das melhores vitórias da carreira, assinada com os parciais de 2-6, 6-1 e 6-4.

Na segunda ronda, o campeão nacional de sub-18 terá como adversário Lucas Poullain (501.º), francês que deixou pelo caminho o português Gastão Elias (355.º), ao vencer por 6-1 e 6-3.

«O resultado não foi o que esperava, mas apesar de não ter feito um grande jogo não posso queixar-me muito. Tenho de dar mérito ao meu adversário, que foi muito sólido. Essa foi a chave do encontro, ele foi consistente do primeiro ao último ponto e eu senti algumas dificuldades no serviço que me complicaram as coisas e fizeram com que nunca me sentisse confortável em campo. Sinceramente, era a primeira ronda que podia pedir sendo cabeça de série, mas o ténis é feito de sorteios e há semanas com mais sorte do que outras», analisou o ex-top 60 ATP, que há duas semanas jogou uma final neste mesmo local.

Além de Gastão Elias, outros dois portugueses ficaram pelo caminho na jornada desta quarta-feira: Tiago Cação (555.º) não conseguiu contrariar o favoritismo do belga Christopher Heyman (422.º e oitavo cabeça de série), que venceu por 6-3 e 6-2, e Fábio Coelho (1353.º), que ocupou o lugar do russo Alen Avidzba (campeão em Faro, no domingo), perdeu pelos parciais de 6-1 e 6-4 para o alemão Sebastian Fanselow (435.º), que também o derrotou na semana anterior.

Para esta quinta-feira, dia 11, estão marcados os encontros da segunda ronda de pares e os quartos de final de pares, com destaque para dois duelos com portugueses envolvidos: Francisco Cabral e Pedro Araújo vão defrontar os franceses Alexis Musialek e Hugo Pontico, enquanto Gonçalo Falcão e o turco Tuna Altuna terão pela frente os espanhóis Jordi Mas de Ugarte e Jose Joaquin Miranda Cisneros.

O Vale do Lobo Open II Magnesium-K Active decorre até este domingo, 14 de Março, nos courts de piso rápido da Vale do Lobo Tennis Academy, em Loulé, e encerra uma série de três semanas consecutivas de ténis ao mais alto nível no Sul do país.

 

 



Comentários

pub