Algarvia Lídia Jorge vai ser convidada para o Conselho de Estado

O objetivo é que Lídia Jorge ocupe o lugar de Eduardo Lourenço, filósofo e ensaísta falecido em Dezembro do ano passado

Marcelo e Lídia Jorge, aquando de uma homenagem em Loulé, em 2016 – Foto: Nuno Costa | Sul Informação – Arquivo

A escritora algarvia Lídia Jorge, natural de Boliqueime (Loulé), vai ser convidada por Marcelo Rebelo de Sousa para o Conselho de Estado. A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias e também pelo Público que cita uma fonte oficial de Belém. 

Segundo essa fonte, citada pelo Público, o Presidente Marcelo quis convidar uma «grande figura da cultura portuguesa e que fosse mulher».

O objetivo é que Lídia Jorge ocupe o lugar de Eduardo Lourenço, filósofo e ensaísta falecido em Dezembro do ano passado.

De resto, Marcelo irá tomar posse para o segundo mandato em Belém na próxima terça-feira, dia 9 de Março, formando um novo Conselho de Estado.

De acordo com o Público, «todos os membros se mantêm (os inerentes e os por nomeação direta), sendo Lídia Jorge a única novidade».

Nascida a 18 de Junho de 1948 em Boliqueime (Loulé), Lídia Jorge é uma das escritoras portuguesas mais galardoadas da atualidade.

A autora foi distinguida ao longo da sua carreira por vários prémios, dos quais: Prémio Ricardo Malheiros (1980), Prémio Literário Município de Lisboa (1982, 1984), Prémio Bordalo de Literatura da Casa da Imprensa (1995, 1998), Prémio D. Dinis (1998), Prémio P.E.N. Clube Português de Novelística (1999), Prémio Máxima de Literatura (1999), Prémio Jean Monet de Literatura Europeia, Escritor Europeu do Ano (2000), Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLB (2002), Prémio Literário Casino da Póvoa (2004), Prémio Internacional Albatroz de Literatura da Fundação Günter Grass (2006), Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura (2014), Prémio Vergílio Ferreira (2015) e Prémio Urbano Tavares Rodrigues (2015) e o Grande Prémio de Literatura dst (2019).

Foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (9 de Março de 2005) e com a distinção de Dama da Ordem das Artes e das Letras de França (13 de Abril de 2005).

Tem uma vasta obra publicada, passando pelos diversos estilos literários desde o romances, contos, literatura infantil, ensaio, teatro, poesia e crónicas.

 



Comentários

pub