Alcoutim ainda com risco elevado, Portimão anda lá perto

Monchique continua com incidência zero, nesta atualização, mas já voltou a ter casos, no final da passada semana

Alcoutim – Imagem de Arquivo – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Alcoutim continua a ser o concelho do Algarve e de Portugal Continental com maior número de casos por cem mil habitantes, em 14 dias, e está no nível de risco elevado de contágio, de acordo com a atualização da incidência cumulativa de casos de Covid-19, feita esta segunda-feira, 29 de Março, pela Direção-Geral da Saúde.

O município alcoutenejo aparece  com 417 casos por 100 mil habitantes, um valor, ainda assim, abaixo dos 556 casos da semana passada, que faziam deste concelho algarvio o único de Portugal Continental em risco muito elevado.

Os valores hoje divulgados referem-se ao período entre 10 e 23 de Março e ainda não refletem a acalmia da situação que se tem verificado em Alcoutim, que, neste momento, tem apenas um caso ativo.

Em Portimão, os surtos que foram detetados em empresas, no início da semana passada, já se fazem sentir nesta atualização da incidência cumulativa, com o concelho do Barlavento a subir para 186 casos por 100 mil habitantes.

Desta forma, Portimão está no patamar dos 120 a 239,9 casos por 100 mil habitantes. Mas, tendo em conta a subida de casos desde há alguns dias, vai subir de nível de risco na semana que vem.

 

Portimão – Imagem de Arquivo – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

 

No nível dos 60 a 119,9 casos por 100 habitantes estão seis concelhos do Algarve: Lagoa (127), Albufeira (108), Tavira (106), Castro Marim (80), Vila Real de Santo António (75) e Lagos (63).

Também em Albufeira, em Lagoa e Castro Marim foram detetados surtos relacionados com empresas de construção civil.

No patamar abaixo (20 a 59,9 casos), estão cinco municípios algarvios, nomeadamente Faro (59), Loulé(45), Vila do Bispo (39), Aljezur (36) e Silves (36).

O Algarve continua a ter três concelhos com menos de 20 casos por 100 mil habitantes, um deles, Monchique, com incidência zero até 23 de Março. Os outros dois são São Brás de Alportel (19) e Olhão (18).

Também em Monchique há alterações à vista, depois de várias semanas com incidência zero, já que foram, recentemente, detetados casos neste concelho.

Hoje, houve nova atualização da matriz de risco, que volta a manter a tendência que se tem verificado, desde que o Governo apresenta esta tabela: a taxa de incidência da doença, em Portugal, tem vindo a baixar, mas o índice de transmissibilidade, designado por R(t), tem vindo a subir.

 

 

No que toca à incidência, baixou para 70 casos de infeção por cada 100 mil habitantes, a nível nacional, e para 63,4 casos por 100 mil, excluindo as contas das regiões autónomas dos Açores.

Na anterior atualização da matriz, estes valores eram, respetivamente, de 75,7 e de 66,8.

O famoso R(t), por seu lado, aumentou, para o,94 a nível nacional e para o,93 no Continente, quando antes se fixava nos 0,93 e 0,92, respetivamente.

Ainda assim, Portugal mantém-se na área a verde da matriz, a tabela pela qual o Governo se irá reger para determinar a velocidade do desconfinamento.

 

Conheça todos os dados da região e por concelho, incluindo a evolução em 24 horas, no mapa interativo que acaba de ser atualizado com as novas informações recolhidas:

Clique aqui para ver o mapa interativo ampliado

 

 

 

 

 



Comentários

pub