Vacinação contra a Covid já está a ser feita em todos os Centros de Saúde do Algarve

Paulo Morgado acredita que, a partir de agora, a vacinação vai «entrar em velocidade de cruzeiro»

Foto: Armindo Vicente | Sul Informação

A vacinação da população em geral contra a Covid-19 já está a ser feita nos 16 concelhos do Algarve desde ontem, dia 24, depois de ter começado há pouco mais de duas semanas em Portimão e em Olhão, como experiência piloto.

Esta semana, o Algarve pôde contar com mais vacinas do que na semana passada, o que permitirá que haja pessoas do grupo dos maiores de 80 anos fora dos lares e maiores de 50 com doenças associadas a ser vacinadas em todos os municípios algarvios.

«No total, esta semana, virão à volta de 8 mil vacinas. Foi essa quantidade que nos foi atribuída na distribuição que é feita a nível nacional. É a task force que faz essa distribuição, tendo em conta critérios populacionais e os grupos que estão a ser vacinados nesta fase», revelou ao Sul Informação Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Isto permitiu alargar a vacinação a toda a região. Desde ontem, estão em funcionamento 17 postos de vacinação, já que, em Loulé, «também se está a vacinar na Extensão de Saúde de Quarteira».

Esta segunda fase do processo de vacinação, depois de ter começado apenas em Olhão e Portimão, foi estendida a mais cinco concelhos da região durante a semana passada, nomeadamente a «Albufeira, Lagos, Loulé, Tavira e Vila Real de Santo António».

«Até ao dia 19, foram dadas as 1526 primeiras doses a maiores de 80. Mas as primeiras duas semanas foram, de certa forma, um teste. A partir de agora, a vacinação vai entrar em velocidade de cruzeiro», acredita Paulo Morgado.

 

Vacinação contra a Covid-19 em Olhão – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Isto não significa que todas as vacinas que chegarem à região, a partir de agora – cujo número depende da disponibilidade da vacina a nível europeu e nacional – sejam destinadas ao grupo dos maiores de 80.

«Há vários processos de vacinação a decorrer em simultâneo. Numa primeira fase, vacinámos os profissionais de saúde e os lares, legais e ilegais, da rede nacional de cuidados continuados integrados e das instituições de acolhimento», lembrou o presidente da ARS Algarve.

No que toca aos lares, esse processo continua, embora a maioria dos utentes esteja já vacinada contra a Covid-19.

«Até sábado, tínhamos 2450 utentes com a vacinação completa e 1496 só com a primeira dose. O processo ainda está a decorrer, tendo em conta que, quando começámos, tínhamos muitos lares em surto», disse Paulo Morgado, realçando que os surtos, neste momento, «são muito poucos».

«Agora, nesta segunda fase, iniciámos a vacinação das pessoas com mais de 80 anos  e os mais de 50 com outras doenças associadas, bem como dos bombeiros e das forças de segurança», acrescentou.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

O mesmo responsável disse ao Sul Informação que os profissionais da GNR incluídos nesta fase já foram imunizados e que se começou «esta quarta-feira a vacinar os da PSP. A seguir, vamos vacinar os elementos da Cruz Vermelha que fazem transporte de doentes e que fazem testes Covid».

E como é que as vacinas são distribuídas pelos concelhos?

«O critério que usamos para distribuir pelos concelhos é populacional. Nós fazemos a análise do número de pessoas que se enquadram nos grupos com critério em cada concelho e, em função das vacinas que nos chegam, distribuímos proporcionalmente», assegurou Paulo Morgado.

«Há uma distribuição equitativa, para que nenhum concelho avance mais que o outro», reforçou.

A título de exemplo, segundo apurou o Sul Informação, Castro Marim vai inocular 126 pessoas até final da semana.

«Em alguns dos concelhos mais pequenos ou com menos população, estamos a falar de um universo de cerca de 400 pessoas no grupo dos mais de 80. Não será difícil vacinar estas pessoas», acredita o presidente da ARS Algarve.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub