Todos os alunos de Alcoutim passam a ter almoço pago

A medida foi aprovada esta quarta-feira, 3 de Fevereiro

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação – Arquivo

Todas as crianças dos infantários e escolas do concelho de Alcoutim (1º, 2º e 3º ciclos) vão ter o almoço pago, numa medida da Câmara devido «às características socioeconómicas do concelho que evidenciam o baixo poder de compra das famílias».

Os almoços das crianças que frequentam o berçário, creche, pré-escolar e ATL também serão pagos no período das férias letivas.

Quanto aos estudantes que frequentam o 1º, 2º e 3º ciclos, «será pago o valor não comparticipado pelo Ministério da Educação». Isto caso tenham, por exemplo, escalão A ou B.

A medida, que foi aprovada esta quarta-feira, 3 de Fevereiro, «visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar, a satisfação de carências alimentares básicas e representa uma aposta na melhoria da qualidade do ensino».

Considerando que as despesas com livros e material escolar representam o dispêndio de uma verba significativa do orçamento familiar, a proposta aprovada prevê também a «atribuição de um auxilio económico, a título coletivo, no valor de 1000 euros para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo».

«Este executivo está empenhado na implementação de apoios socio-educativos, que promovam a igualdade de oportunidades no acesso à escola e no combate às diversas formas de exclusão social e escolar, criando condições para a realização de aprendizagens significativas por parte de todos os alunos», refere Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim.

 



Comentários

pub