Tecnologia de realidade virtual vai “reabilitar para a vida” idosos de Alcoutim

Alcoutim lança novo programa para «promover um envelhecimento ativo e contribuir para o aumento do bem-estar dos idosos»

Óculos de realidade virtual e uma consola Wii com plataforma de equilíbrio vão ajudar à reabilitação e estimulação física e cognitiva dos seniores de Alcoutim.

A Câmara alcouteneja vai celebrar um protocolo com o Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa para implementar o projeto “reabilitar para a vida”, que usa tecnologia da realidade virtual para «promover um envelhecimento ativo e contribuir para o aumento do bem-estar dos idosos».

«A estimulação cognitiva com recurso ao uso de realidade virtual visa proporcionar várias experiências, desde estimulações sensoriais simples, passando por visitas virtuais a museus, até exergaming (video-jogos que envolvem exercício físico), sendo a experiência de realidade virtual adaptada à capacidade de cada utilizador conforme venha a ser indicado no diagnóstico», segundo a Câmara de Alcotuim.

Nestas atividades lúdicas, «os indivíduos praticam atividades leves e divertidas de carácter terapêutico, que estimulam o seu sistema motor».

O projeto destina-se a pessoas com mais de 65 anos e vai ser implementado e acompanhado por uma equipa multidisciplinar, com psicólogo, terapeuta ocupacional, animadora sociocultural e apoio científico da Universidade do Algarve.

Os interessados em participar ou em saber mais sobre o programa deverão contactar o Gabinete de Ação Social do Município de Alcoutim, através do número 281 540 559.

 

 



Comentários

pub