Taxa de abandono escolar precoce atingiu o valor mais baixo de sempre em 2020

Portugal terá, este ano, pela primeira vez, um valor de abandono escolar precoce mais baixo do que a média da União Europeia

A taxa de Abandono Precoce de Educação e Formação atingiu o valor mais baixo de sempre em 2020, ficando abaixo dos 10%. De acordo com os dados há pouco revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Portugal o “Abandono Escolar Precoce” foi de 8,9%, tendo lcançado no Continente os 8,4%.

Em nota enviada às redações, o Ministério da Educação realça que «os resultados mostram uma evolução constante, firme e extraordinariamente notável do país, naquele que é considerado pela Comissão Europeia como um dos principais indicadores da performance dos sistemas educativos».

A tutela realça que, em 2019, Portugal já havia evoluído muito favoravelmente – de 11,8% para 10,6% – atingindo, em 2020, um resultado que coloca o país a atingir a meta europeia – que era de 10% até 2020».

Para o ministério de Tiago Brandão Rodrigues, «estes resultados são ainda mais marcantes considerando que coincidiram com um aumento muito considerável do emprego jovem, nos últimos anos, já que poderia constituir um estímulo para o não prosseguimento de estudos desta franja da população, e com a situação pandémica vivida neste último ano».

O Ministério da Educação recorda que «há duas décadas, quando começou a ser apurado este indicador, segundo uma metodologia comum à escala europeia, Portugal registava valores próximos dos 50% de abandono escolar precoce e que ultrapassavam em cerca de 30% o valor da média europeia».

Agora, prossegue o ministério, «num contexto de estagnação deste indicador à escala europeia, nos anos mais recentes, Portugal tem conseguido contrariar essa tendência e melhorado os seus resultados. Deste modo, se ambas as tendências se mantiverem – com Portugal a reduzir a sua taxa de abandono (o que já é um facto, com os dados hoje conhecidos) e a média europeia permanecer estagnada – o país terá, este ano, pela primeira vez, um valor de abandono escolar precoce mais baixo do que a média da União Europeia».

Nesta nota enviada às redações, o «Ministério da Educação saúda as comunidades educativas por mais este sucesso do sistema de educação e formação, destacando a necessidade de prossecução deste caminho, nomeadamente, através do aprofundamento de várias iniciativas que se têm traduzido em resultados positivos no combate ao abandono».

A tutela dá como exemplos o programa TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária), o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, o Apoio Tutorial Específico, a aposta no Ensino Profissional e na Educação Inclusiva, e a Autonomia e Flexibilidade Curricular, entre outras.

«O desafio de redução do abandono escolar precoce continua e agrava-se em tempos de pandemia. Por isso mesmo, em período de confinamento,
determinou-se que são recebidos presencialmente as crianças e jovens em risco, através do reforço da comunicação entre escolas e CPCJ», conclui o Ministério da Educação.

 



Comentários

pub