Surto nos Bombeiros de VRSA afeta 12 operacionais, enquanto 38 estão em isolamento

Instalações do quartel estão a ser descontaminadas esta tarde

Foto de arquivo

O surto de Covid-19 que está a afetar o Corpo de Bombeiros de Vila Real de Santo António regista 12 operacionais infetados por Covid-19. Dos 72 bombeiros da corporação, há ainda outros 38 em isolamento profilático, por determinação da delegada de saúde daquele concelho.

Face a esta situação, o Comando regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve reforçou o dispositivo nos concelhos de VRSA e Castro Marim, servidos por aquele corpo de bombeiros, com elementos vindos de outros concelhos. Também o serviço do INEM será assegurado por operacionais de fora.

Em nota enviada às redações, a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Real de Santo António assegura que «continua garantida a resposta a eventuais situações de emergência, proteção e socorro», naqueles dois municípios do Sotavento.

Por outro lado, para «assegurar a reposição da normalidade», no início da tarde de hoje vai ser feita a «descontaminação do quartel», a cargo do grupo de intervenção em risco biológico/Covid-19, dos bombeiros do Algarve, mobilizado pelo Comando Regional. O quartel está, neste momento, encerrado.

A direção da Associação Humanitária diz ainda que o primeiro caso de Covid-19 entre os bombeiros vilarrealenses foi detetado no dia 31 de Janeiro. Tratou-se de um bombeiro que estava de folga, mas que, tendo sentido sintomas suspeitos, recorreu aos serviços de saúde, onde foi testado, tendo logo avisado os responsáveis pela corporação.

Nessa altura, «foi de imediato ativada a segunda fase do plano de contingência interno», para «travar precocemente a cadeia de contágio» e manter a capacidade de resposta. Toda a situação foi, «desde o primeiro momento, acompanhada pela Autoridade de Saúde».

Desde 31 de Janeiro até ontem, dia 6, de acordo com os dados regionais, registaram-se no concelho de Vila Real de Santo António 88 novos casos de Covid-19.

No vizinho município de Castro Marim, servido pela mesma corporação de bombeiros, numa semana registaram-se mais 26 infeções. Mais dados sobre a situação atual podem ser consultados no mapa interativo do Sul Informação, clicando aqui.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub