Sabia que há opções de alimentação saudável no Algarve, sem ter que sair de casa?

Hoje, a blogger e instagramer Mariana Vilaça foi à procura de sugestões para continuar a comer de forma saudável, mesmo quando não lhe apetece cozinhar

No Algarve, há vários restaurantes/cafés, com cozinha saudável, que para se adaptar às regras da pandemia, estão a trabalhar em regime take-away e delivery. Aqui ficam algumas opções para manter o confinamento o mais “clean” possível.

Estar em casa, por vezes, torna-se um pretexto para nos desleixarmos na alimentação. Não gosta de cozinhar? Não sabe o que fazer? Isso não é desculpa! De uma ponta a outra do Algarve, existem várias opções que estão a praticar o regime take-away, ou se preferir, a entrega do domicílio.

 

 

O Mogno – Your Natural Choice fica em Olhão e funciona com take-away. Neste restaurante, os ingredientes biológicos, os produtores locais e a sustentabilidade são ideias chave para o sucesso. Os diferentes tipos de dietas são respeitados e estão incluídos no menu, por isso, o Mogno é um espaço «criado para todos». «Cozinhamos alimentos reais, frescos, da época, não processados, sem aditivos, conservantes ou açúcares refinados, onde se pode comer de forma saudável e sem preocupações», afirmam os responsáveis do Mogno.

Pode consultar o espaço e o menu no website.

 

 

Também em Olhão, o Figo de Pita está a trabalhar com entregas ao domicilio e take-away das 10h às 15h00. Se preferir a sua refeição para o jantar. pode fazer a sua encomenda até às 15h00.

O Figo de Pita surgiu da iniciativa de uma nutricionista algarvia e de um amigo farmacêutico, com o desejo de «criar um espaço bonito e acolhedor que conciliasse refeições saudáveis, equilibradas e saborosas». Os produtos utilizados, para confecionar pratos nutricionalmente equilibrados, são sazonais, locais e, sempre que possível, biológicos. Aqui, pode encontrar vários tipos de escolhas alimentares, vegan, convencional, vegetariana, entre outras.

Consulte as iguarias deste restaurante aqui.

 

 

Em Faro, o Bambu – Healthy Food marca pela diferença e o conceito é caracterizado por 3 estilos de dieta diferentes. São eles o paleo, low carb e keto.

Toda a oferta do Bambu é isenta de glúten e, se preferir opções sem lactose, também é possível. «Não usamos açúcares refinados e optamos, na grande maioria, por usar ingredientes frescos e naturais». Opções vegetarianas também fazem parte do menu.

Na Instagram do Bambu – Healthy Food , pode consultar os menus, bem como valores  e horários de funcionamento.

 

 

O Moss Conceito é um fresh food e coffee lab, situado em São Brás de Alportel. Criado por dois sócios, onde um é barista e o outro chefe de cozinha, apresentam uma cozinha repleta de ingredientes frescos e produtos locais. «Primamos pelo produto sazonal, elaborando menus Primavera/Verão e Outono/Inverno, tanto em comidas como em bebidas». Aqui, pode encontrar todos os dias uma sugestão vegan e/ou vegetariana, bem como sumos de fruta natural ou bebidas caseira. Encontra também o conceito de coffee lab com a cafetaria artesanal, chás gelados e a tão conhecida latte art.

Pode fazer os seus pedidos em regime take-away e delivery (entrega ao domicílio).

No Facebook e no Instagram do Moss, pode encontrar toda a informação que necessita para poder efetuar o seu pedido.


Nota:
Artigo atualizado às 16h00, do dia 22 de Fevereiro, devido ao acrescento do Moss Conceito.

 

 

Em Loulé, encontramos a Cantina dos Sabores. A opção de menu é vasta e todos os dias há um menu diferente, onde pode optar por comida tradicional ou menu vegetariano.

As entregas são grátis na zona de Loulé e têm um valor mínimo de 15€.

No Facebook do Cantina dos Sabores, pode consultar diariamente o menu.

 

 

O Raízes – Cozinha Saudável fica em Quarteira e funciona em regime delivery, grátis em todo o concelho de Loulé, e em regime take-away. O restaurante abriu há quatro anos e foi pensado para servir apenas refeições saudáveis e o mais naturais possível. É 100% vegan e um espaço ecológico. «Tudo é confecionado de raiz, as nossas sobremesas são criadas por nós, saudáveis, sem glúten e sem açúcares refinados. Utilizamos adoçantes naturais como as tâmaras, geleia de agave e o açúcar de côco».

Um dos principais objetivos do Raízes é ajudar na redução da pega ambiental e, por isso, todos os produtos utilizados são biodegradáveis.

No website, pode encontrar toda a informação necessária.

 

 

O Noa Café tem dois espaços distintos, onde o objetivo é comum. No Vilar do Golf, na Quinta do Lago, encontramos o  Noa Café. Na Marina de Vilamoura, situa-se o Noa Café Bistro.

Aqui pode encontrar o “Breakfast all day” uma particularidade engraçada e que não se vê com regularidade. As opções são todas saudáveis e podem ser vegetarianas ou veganas. As restrições alimentares são respeitadas com variadas opções  e tudo o que encontra nestes dois espaços é homemade.

Bowls, sumos naturais e saladas são algumas das opções que pode encontrar nestes restaurantes.

Pode visitar o website do Noa e ficar a conhecer melhor o espaço.

 

 

No centro do Algarve, em Albufeira, está situado o Alfarroba Café.

Os produtos biológicos para confecionar as refeições são provenientes de quintas algarvias certificadas. Neste espaço, alimentos refinados, processados ou que tenham aditivos químicos estão fora de questão. «A nossa comida é 100% vegan e tem como base a Filosofia Macrobiótica, resultando numa refeição muito nutritiva, equilibrada e rica em energia, baseada em cereais integrais, vegetais e leguminosas».

«A redução de plástico, a opção por papéis reciclados e embalagens biodegradáveis» tem como objetivo tornarem-se o mais sustentáveis possível, de forma a ajudar o ambiente e a nossa saúde, pois o Alfarroba Café acredita que, «quando escolhemos alimentos mais equilibrados, locais e sazonais, ficamos em harmonia com os ciclos da natureza e com mais energia e saúde».

Aqui pode saber tudo acerca deste espaço.

 

 

No Barlavento Algarvio, mais concretamente em Portimão, o Kiwi Restaurante tem ao seu dispor refeições em regime take-away e delivery (gratuito), através da plataforma PT à Mesa, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão.

As proprietárias, Graça Conceição e Catarina Almeida, acreditam que «Nós somos o que comemos». A ideia passou por abrir um espaço onde «todos se possam sentir em casa, decorado ao pormenor com um sorriso na alma todos os dias».

Aqui há brunch, almoços saudáveis, opções vegetarianas, doces “sem culpa” e café orgânico.

Saiba tudo aqui.

 

 

Em Lagoa, encontramos o Greens & Beans. Um projeto que nasceu durante a pandemia, em Agosto de 2020 e onde a ideia passa por «proporcionar às pessoas do Algarve uma experiência gastronómica com sabores incríveis, só com produtos de origem vegetal e confecionados artesanalmente.».

O conceito é totalmente online e todas as semanas é disponibilizado aos clientes um menu, dos 3 rotativos que existem. As encomendas podem ser feitas até sexta-feira. Durante o fim de semana recebe em sua casa o seu pedido.

As entregas são feitas, semanalmente, nas zonas de Armação de Pêra, Lagoa, Portimão e Silves. Uma vez por mês entregam em Lagos e Faro.

Saiba mais aqui ou na página do Facebook.

 

Nota: O artigo foi atualizado às 11h15, do dia 22 de Fevereiro, devido ao acrescento do conceito Greens & Beans.

 

 

Por fim, com um conceito um pouco diferente, temos o Veganices em Tavira.

Quem gere o Veganices é Fátima Lourenço e há mais de 20 anos que pratica um estilo de vida sem crueldade animal e, sempre que lhe é permitido, sem plástico.

Este espaço é uma mercearia, mas também um café. Na mercearia, encontramos sementes, frutos secos, leguminosas, super alimentos, detergentes, azeite, sal, entre outros produtos, com a particularidade de ser tudo vendido a granel. Existem, ainda, produtos com embalagens alternativas ao plástico e de baixo impacto ambiental. Os clientes levam os sacos de casa, de forma a praticarem a reutilização.

No café D’Algibeira, o mini café do Veganices, é possível comer bem e saudável. Abertos de segunda a sexta feira, das 9h às 18h00, pode fazer o seu pedido para take-away ou delivery.

Conheça o Veganices aqui 

 

Nota: Certamente haverá, em todo o Algarve, outros restaurantes ou lojas com opções saudáveis de alimentação para estes tempos de confinamento, que vendam em take away ou entrega. Se for um desses casos, por favor faça-nos chegar a sua informação através do email [email protected] .

 

 

Autora: Mariana Vilaça é blogger de lifestyle, instagramer de sucesso e faz parte da equipa do Sul Informação, onde é responsável pelo Departamento de Publicidade e Marketing

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub