Saiba como mudar o filtro de ar do seu automóvel

A substituição deste elemento é uma das mais simples ações de reparação que são realizadas no veículo.

O motor de um automóvel precisa de dois componentes para andar. Combustível e ar.

O ar que o motor absorve tem de passar, previamente, pelo filtro de ar. Numa breve explicação, a função do filtro de ar é reter as impurezas sem afetar o caudal de ar que entra no motor para a combustão.

O filtro de ar de um automóvel é das peças mais simples, mas com uma das funções mais importantes. Pois, ao circular com um filtro saturado, o desempenho do motor é afetado, podendo provocar avarias. Isso, também implica um aumento da emissão dos gases contaminantes para a atmosfera.

 

Mas afinal, para que serve o filtro de ar?

O filtro de ar é a primeira peça do sistema de admissão do motor. Retém as partículas de pó em suspensão para que não possam entrar na câmara de combustão. Se o filtro de ar ficar saturado e não for substituído, as partículas podem passar e rachar os pistões e as paredes dos cilindros, o que resultaria na deterioração prematura do motor. Como tal, substituir os filtros de ar na altura devida evitará danos graves que obrigariam a gastos elevados em reparações.

A substituição deste elemento é uma das mais simples ações de reparação que são realizadas no veículo. Mesmo sem conhecimento especial e habilidades, este procedimento leva apenas 10 minutos e pode ser feito por si. Muitas vezes, a substituição é realizada durante todas as inspeções regulares do motor e do sistema de arrefecimento.

O filtro do ar pode ter várias falhas, tais como obstrução do filtro, danos mecânicos na carcaça do filtro e danos no elemento filtrante.

O seu automóvel pode ter vários sintomas de forma a informá-lo de que o filtro está danificado.

São eles:

  • Significativa perda de potência do motor;
  • Impedir o arranque do motor;
  • Aumento da quantidade de monóxido de carbono nos gases de escape;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • Cor preta ou azulada dos gases de escape;
  • Ruídos e sons anormais durante a operação do motor.

Por outro lado, existem várias causas para o filtro do motor ter uma avaria:

  • Exceder a vida útil do filtro de ar;
  • Óleo ou água a entrar no filtro;
  • Superfície de estrada em mau estado ou operação do veículo em todo o terreno;
  • Instalação incorreta da peça;
  • Folga das fixações do filtro;
  • Fuga nas mangueiras.

 

Sabe quando deve mudar o filtro de ar do seu automóvel?

Por norma, deve-se mudar no intervalo de quilómetros que o seu mecânico recomenda. Mas isso não é assim tão linear, pois fatores como a estação do ano e a composição do piso que o veículo circula, afetam muito a condição do filtro.

Para além dos fatores acima mencionados, pode, ainda, verificar a cor e aspeto do filtro para analisar o grau de sujidade. A cor original dos filtros costuma ser amarela clara ou branca. Para conseguir ver a cor do filtro, agite um pouco para remover o pó da superfície e verificar o estado da fibra de papel, mas não tente limpá-lo porque pode romper.

Pode fazer o seu próprio diagnóstico ao filtro da sua viatura. Para isso, é necessário remover a carcaça do filtro, que muitas vezes está ligada por parafusos ou ganchos. Depois, basta retirar o filtro e inspecionar a sua condição.

A cada 7/8 mil km verifique o estado de poluição do filtro. Se estiver pouco “sujo”, pode apenas ser sacudido levemente ou soprado. Não se esqueça de verificar, também, a superfície, pois deve estar sempre seca. A presença de humidade ou óleo no filtro pode ser indicativa de fuga de óleo ou danos no radiador.

No entanto, como a limpeza superficial é insignificante, é preciso trocar o filtro de ar quando estiver sujo e, assim, contribuir para o bom desempenho do motor evitando complicações mais sérias.

 

Substituição do filtro de ar

Em caso de dano do filtro, é necessária uma substituição imediata da peça. Durante a substituição, deve também verificar os cilindros e pistões do motor, porque o pó na câmara de combustão pode desativar completamente o motor de combustão interna.

A substituição do filtro de ar, por norma, é realizada a cada 10/15 mil km.

No entanto, não pode ser esquecido que é recomendável a cada 7/8 uma inspeção do filtro e verificar se este se encontra apto para circular até aos 10/15 mil quilómetros.

 

Fontes de informação:

Comentários

pub