PSD/Portimão vai apresentar moção de censura a Isilda Gomes

Segundo os sociais democratas, a moção de censura será «subscrita por mais forças e membros autárquicos»

O PSD/Portimão vai apresentar uma moção de censura a Isilda Gomes (PS), presidente da Câmara, devido à polémica em torno da sua vacinação. O anúncio foi feito este sábado, 20 de Fevereiro. 

Numa nota enviada à imprensa, os sociais democratas dizem que já informaram João Vieira, presidente da Assembleia Municipal de Portimão, sobre o facto de irem apresentar uma moção de censura neste órgão autárquico.

Em causa está a vacinação de Isilda Gomes, presidente da Câmara, como voluntária do hospital de campanha de Portimão, um ato que, defende o PSD/Portimão, «não esteve de acordo com o Plano Nacional de Vacinação à Covid-19 à data».

«Censuramos o papel de quem lidera o executivo municipal» e que «devia dar o exemplo», mas, «em sentido contrário, colocou Portimão no mapa dos “maus exemplos” nacionais nesta etapa de luta pandémica», diz o presidente do PSD/Portimão.

 

Carlos Gouveia Martins – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação – Arquivo

 

Carlos Gouveia Martins, que, além de presidente dos sociais democratas, é líder de bancada na Assembleia Municipal, adianta que abordou «pessoalmente todas as restantes bancadas políticas com assento» neste órgão autárquico.

Segundo os sociais democratas, a moção de censura será «subscrita por mais forças e membros autárquicos». Os deputados independentes Pedro Pereira e Cristina Velha vão mesmo «igualmente subscrever a moção apresentada em conjunto com o PSD de Portimão».

Olhando para a composição atual da Assembleia Municipal de Portimão, o PS tem 12 dos 24 lugares. Aos 9 deputados eleitos pelas listas dos socialistas, somam-se os três presidentes de Junta de Freguesia, todos PS, totalizando os tais 12.

A oposição também conta com 12 deputados, distribuídos por PSD (3), Bloco de Esquerda (3), CDS (2), PCP (2) e dois independentes.

De resto, Bloco de Esquerda e CDS também já vieram a público lamentar a vacinação de Isilda Gomes, pedindo mesmo a demissão da autarca.

Na votação deste moção de censura, cuja data ainda é desconhecida, em caso de empate, será João Vieira (PS), presidente da Assembleia Municipal, a desempatar.

Quanto ao caso de Isilda Gomes, o Ministério Público revelou, esta quinta-feira, 18 de Fevereiro, que a «vacinação de responsáveis autárquicos de Portimão» é um dos 33 inquéritos que o MP já instaurou, relacionados com esta temática.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub