Projeto Espaço Saúde 360º Algarve debate importância da vacinação contra a Covid-19

Projeto pretende promover literacia em saúde nos idosos

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

O Projeto Espaço Saúde 360º Algarve, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo, que tem como principal objetivo promover a literacia em saúde nos idosos, já está em funcionamento e vai realizar no dia 24 de Fevereiro, às 15h00, uma sessão informativa online, intitulada “Saúde em Dia”, que vai debater a importância da vacinação contra a Covid-19.

A conversa conta com a participação de Margarida Espírito Santo, farmacêutica e docente na Universidade do Algarve, e com Otília Mestre, enfermeira responsável pela vacinação Covid-19 do ACES Central Algarve. A moderação vai estar a cargo do gestor do projeto, Ricardo Valente Santos.

A sessão informativa é dirigida a profissionais e instituições da área da saúde, mas aberta ao público em geral mediante inscrição obrigatória aqui.

O Espaço Saúde 360º Algarve «tem como objetivo combater o problema social da iliteracia em saúde através de uma abordagem personalizada, centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como municípios, freguesias, instituições particulares de solidariedade social, associações de doentes e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde».

Neste momento, segundo a Plataforma Saúde em Diálogo, «apesar da conjuntura pandémica e do confinamento, conta já com 40 beneficiários, mas a ambição para os próximos dois anos é alcançar os 500, alargando o projeto a várias freguesias do interior algarvio, de forma a impulsionar a qualidade de vida dos idosos e da comunidade, especialmente fora dos grandes centros urbanos».


Os utentes do projeto, através do Plano de Ação Individual, «têm acesso a um conjunto de atividades adaptadas às suas necessidades, tais como sessões informativas sobre saúde e prevenção da doença, sessões e workshops de nutrição, sessões de navegação no sistema de saúde, atividade física adaptada e yoga».

Os utentes dispõem ainda de exercícios de estimulação cognitiva, promoção de competências socioemocionais, encontros com associações de doentes, atendimentos psicossociais, sessões sobre literacia na área do medicamento e outras atividades de saúde e bem-estar, já dinamizadas por entidades parceiras na comunidade.

Devido à pandemia e ao confinamento, as atividades do projeto estão a decorrer à distância, sendo que, aos idosos que não têm acesso a internet, nem possuem literacia digital, as atividades são enviadas pelo correio para que assim possam cumprir o Plano de Ação Individual.

«Sabemos que a iliteracia em saúde é um problema social global com impacto tanto para o cidadão como para os sistemas de saúde. São vários os estudos que têm vindo a demonstrar que um nível inadequado de literacia em saúde tem implicações na utilização dos recursos e serviços de saúde, nomeadamente no que diz respeito a uma maior sobrecarga do sistema, ao aumento da prevalência e da gravidade de algumas doenças crónicas, assim como a um maior do número de hospitalizações», afirma Rosário Zincke, presidente da Plataforma Saúde em Diálogo.

«O Algarve foi das primeiras regiões do país a acolher este projeto devido às suas características geográficas e pelo facto de os indicadores de saúde anteverem a sua necessidade. Acreditamos que juntos podemos mudar este paradigma de forma inovadora e adaptada à população», acrescenta a responsável.

Esta iniciativa, que «é inspirada pelas diretrizes e objetivos macro definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021, da Direção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial».

O Projeto Espaço Saúde 360º Algarve é apoiado pelo Programa de Promoção da Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve) e pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.



Comentários

pub