Práticas sustentáveis do MAR Shopping Algarve valem certificação internacional

MAR Shopping Algarve recebeu distinção “BREEAM New Construction”, que avalia a sustentabilidade ao nível da construção do edifício

O MAR Shopping Algarve recebeu o certificado internacional “BREEAM In Use”, alcançando a classificação de “Excellent” e “Outstanding” nas categorias de performance e gestão do edifício, respetivamente.

Além destas distinções que, segundo o centro, «reforça o seu compromisso para com o ambiente e o bem-estar dos colaboradores e visitantes», foi-lhe também atribuída a certificação “BREEAM New Construction”, que avalia a sustentabilidade ao nível da construção do edifício.

O grupo Ingka Centres, dono do centro comercial, explica que a certificação “BREEAM In Use” «monitoriza o desempenho sustentável do MAR Shopping Algarve em duas categorias, que incluem as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo. Aplicada atualmente em 50 países, a certificação BREEAM é líder mundial na avaliação de práticas sustentáveis no planeamento de projetos, infraestruturas e edifícios, com mais de 260 mil edifícios certificados».

As categorias de performance e gestão, nas quais foram alcançadas as classificações de “Excellent” e “Outstanding”, «avaliam aspetos como a saúde e bem-estar, energia, transporte, materiais, resíduos, poluição, água e utilização do solo, entre outros».

O grupo empresarial realça que, «com uma revisão realizada de dois em dois anos, a certificação BREEAM é também uma ferramenta de verificação que contribui para que estas metas e objetivos se mantenham nas prioridades do MAR Shopping Algarve. Continuar a contribuir para uma vida saudável e sustentável, acessível a um número cada vez maior de pessoas, é uma ambição do MAR Shopping Algarve».

Para isso, prossegue o Ingka Centres, a estratégia do MAR Shopping Algarve «foca-se em três fatores principais de mudança, dentro dos quais várias ações são colocadas em prática: Vida Saudável & Sustentável; Impacto Climático Positivo, com foco no desperdício zero; e Ambientes Justos e Inclusivos, com base nas comunidades».

Para alcançar a certificação “BREEAM In Use”, o MAR Shopping Algarve «aplica várias políticas que estão em linha com os requisitos desta certificação. Um exemplo é a política de Gestão de Água, segundo a qual se monitoriza um conjunto diverso de zonas de consumo no edifício, gerando uma avaliação constante de consumos de água e que de igual forma permite delinear soluções de melhoria que possibilitem a gestão eficiente deste recurso».

A esta medida «junta-se a política de Gestão da Manutenção, relacionada com a conservação dos equipamentos e das instalações em ótimas condições de funcionamento, aumento do grau de fiabilidade e manutenção, tal como disponibilidade dos mesmos, mediante a aplicação de rotinas e procedimentos que permitam uma redução do impacto ambiental, assim como uma redução dos consumos energéticos».

Outro exemplo dado pelo Grupo Ingka «é a política de compras de materiais, produtos e serviços, que se foca em estruturar eticamente a atividade operacional, protegendo o planeta e as pessoas».

O MAR Shopping Algarve recebeu também a certificação “BREEAM New Construction”, que «avalia a sustentabilidade relacionada diretamente com a construção dos edifícios novos ou reabilitados, com o objetivo de mitigar o impacto negativo no meio ambiente e, por outro lado, potenciar o resultado positivo na vertente social e económica ao longo da vida do edifício».

 



Comentários

pub