Pescadores de Armação de Pêra dão o rosto e a alma a exposição de fotografia

Exposição está patente no exterior do edifício da Praça Velha

Os pescadores de Armação de Pêra dão o rosto e a alma a uma exposição fotográfica de Christine Baumkirch Miguel, que está patente na parte exterior do edifício da Praça Velha desta vila do concelho de Silves.

Esta é uma «valiosa e rara exposição fotográfica com muitos dos rostos que simbolizam a ligação ancestral de Armação de Pêra ao mar», segundo a Junta de Freguesia local, que promove a iniciativa em conjunto com a artista.

«Christine Baumkirch Miguel, que chegou a Armação de Pêra há mais de 20 anos, sempre admirou a relação existente entre a pesca e a identidade da vila, até que recentemente decidiu prestar uma homenagem aos pescadores», segundo a Junta de Freguesia.

Esta vontade encontrou eco na de Ricardo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, que «também pretendia homenagear os pescadores da vila».

O autarca cruzou-se com o trabalho de Christine Miguel nas redes sociais e surgiu a ideia da exposição, pensada «em forma de homenagem a quem, há mais de 400 anos, estabeleceu uma armação de atum na outrora designada Baía de Pêra dando origem a esta tão especial povoação».

A inauguração da mostra aconteceu na segunda-feira, dia 8, «dezoito anos depois da última ação relevante desenvolvida na vila para beneficiar esta atividade e os seus profissionais – a instalação dos atuais apoios de pesca».

«Com esta iniciativa conseguiu-se ainda dignificar um edifício municipal que se encontrava há muito degradado», acrescentou a junta.

 

Fotos: Junta de Armação de Pêra

 

 

 



Comentários

pub