Nova horta comunitária de Faro já tem regulamento aprovado

Os 26 talhões devem ser entregues «em breve»

A Câmara de Faro espera «em breve» começar a entregar a famílias carenciadas e a instituições os 26 talhões da nova horta comunitária do concelho, que está a ser criada nas instalações da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPalg), no Patacão.

A autarquia farense está a avaliar as propostas que foram apresentadas a um concurso que lançou para ceder estes espaços e já aprovou o regulamento da horta comunitária, que permitirá que o terreno seja «preparado, vedado e dividido em 26 talhões para posteriormente ser entregue a famílias ou instituições», segundo a autarquia farense.

O protejo da nova horta comunitária de Faro está a ser desenvolvido em conjunto pela Câmara e pela DRAPalg, no âmbito de um acordo assinado em Outubro.

«Este protocolo de cooperação institucional veio firmar a cedência de um terreno com 2500 metros quadrados no Patacão, da DRAP Algarve à Câmara Municipal de Faro para ampliar o projeto da autarquia de hortas sociais, já em funcionamento na zona da Vila Adentro desde 2010», enquadra a autarquia.

 

 

«A nova horta comunitária vem aumentar substancialmente a capacidade já instalada, num terreno público e subaproveitado, colocando-o ao serviço da comunidade, numa altura particularmente difícil.

Além de poderem explorar os talhões para produção de hortícolas de regadio da época em regime biológico, os beneficiários poderão contar com o apoio e formação por parte de técnicos da DRAP», acrescenta a Câmara de Faro.

Com esta iniciativa, o Município de Faro procura «promover o desenvolvimento sustentável do concelho, boas práticas agrícolas e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, ao mesmo tempo que tenta minimizar possíveis situações de carência no concelho».

Dos 26 talhões existentes, 75% são destinados a munícipes residentes e recenseados no concelho de Faro há mais de três anos e os restantes 25% serão atribuídos a instituições de âmbito social com sede social na área do município ou cujas ações se destinem aos munícipes farenses.

 



Comentários

pub