Monchique vai premiar ideias de negócio criativas e empreendedoras

Prémios variam entre os 2500 e 3000 euros

A Câmara Municipal de Monchique lançou o Prémio de Ideias de Negócio “Monchique criativo e empreendedor”, que vai ter candidaturas abertas entre 1 e 31 de Março.

Esta iniciativa da autarquia «tem como objetivo a captação de ideias de negócio e o desenvolvimento do espírito de iniciativa de natureza empreendedora, no concelho de Monchique».

Em nota enviada às redações, a Câmara de Monchique realça que, «tendo presente uma nova realidade e consciente que esta pandemia trouxe consigo restrições, principalmente a nível de rendimentos familiares, o Município incentiva a criação e o desenvolvimento de ideias de negócio, apoiando a dinamização económica do concelho».

A autarquia realça que «das crises surgem as oportunidades» que «é com esta premissa e com este ensejo que» lança e promove este prémio, esperando «que novas oportunidades possam surgir, mesmo perante restrições, receios e incertezas e que se possam aproveitar as alterações de comportamento devido à pandemia para desenhar novos projetos».

A era digital «está para ficar e espera-se que esta nova tendência seja uma alavanca de novas ideias, de criação e empreendedorismo», acrescenta a Câmara de Monchique.

O prémio está dividido em duas categorias: “Inovação” e “Artes e Ofícios Tradicionais”.

No caso do prémio “Inovação” podem concorrer pessoas singulares com mais de 18 anos, individualmente ou em grupo. Já em relação ao prémio “Artes e Ofícios Tradicionais” podem participar pessoas singulares com idades entre os 18 e os 36 anos com formação na profissão a desenvolver.

Segundo a Câmara de Monchique, «um dos grandes focos desta iniciativa é o apoio a uma pequena lista de atividades consideradas tradicionais, e a recuperação de profissões antigas como os sapateiros, alfaiates ou barbeiros.

A ideia vencedora da vertente de “Inovação” terá direito a um prémio monetário de 2500 euros, sendo que 500 euros serão entregues no dia de apresentação do vencedor e os restantes serão disponibilizados com a apresentação da cópia da Declaração de Início Atividade, comprovando a implementação empresarial do projeto.

Já as ideias relacionadas com a recuperação de “Artes e Ofícios Tradicionais” terão direito a 3000 euros de prémio. Neste caso, 500 euros serão atribuídos na data de apresentação da Declaração de Inicio de Atividade, no respetivo CAE, e os restante valor será pago com a apresentação de faturas de equipamento essencial ao desenvolvimento da atividade até ao limite de 2500 euros.

As candidaturas premiadas terão que manter a atividade durante um período mínimo de 24 meses após o último pagamento da autarquia, caso contrário terão que devolver 2000 e 2500 euros respetivamente.

As candidaturas podem ser entregues na Câmara Municipal de Monchique ou enviadas por correio registado com aviso de receção, desde que o carimbo de entrada nos CTT não ultrapasse o dia 31 de Março.

O regulamento pode ser consultado na íntegra aqui.

 



Comentários

pub