Monchique premiou a criatividade de artistas e escritores do concelho

Ana Telo venceu a categoria de pintura

Paulo Rosa venceu a categoria de Prosa

A Câmara de Monchique atribuiu prémios num valor total de 2.800 euros, nas áreas de Prosa, Fotografia, Escultura e Pintura, no âmbito do Prémio Artístico e Literário de Monchique. Esta iniciativa teve o objetivo de «estimular a escrita e a criação artística como ícone da história deste concelho e das suas gentes».

Segundo realça a Câmara Municipal, «a arte em geral como linguagem universal e ponte entre povos, tem reconhecido em Monchique um local privilegiado para a criação e produção artística. Resultado disso é o elevado número de artistas de variadas formas de expressão que escolhem o nosso concelho como base das suas criações e também da sua própria vida».

Foi com base nesta premissa que a autarquia «lançou o Prémio Artístico e Literário de Monchique, destinado a galardoar trabalhos de reconhecida qualidade, nas áreas da Prosa, Poesia, Escultura, Fotografia e Pintura».

A autarquia realça a «qualidade dos trabalhos apresentados neste concurso, cujos prémios foram atribuídos na semana passada».

Na categoria de Prosa, Paulo Rosa foi o primeiro classificado, tendo Carlos Almeida recebido uma menção honrosa.
Já na categoria de Escultura, foi Madalena Telo a primeira classificada.

Na Fotografia, houve três galardoados: Daniel Ginjeira (1º), Miguel Silva (2º) e Tobias Lopes (3º).

Por fim, na categoria de Pintura, Ana Telo venceu o 1º prémio, David Duarte foi 2º e Virginia Powell ficou na 3ª posição.

A Câmara de Monchique realça que, além deste prémio, «a autarquia continua a promover atividades dirigidas para a população em geral de forma a fomentar as capacidades cognitivas e estimular a criatividade e a atividade em época de novo isolamento social».

Exemplo disso, «são os Vídeo Art Ateliers que estão a ser dinamizados no Facebook do Município e que convidam os seguidores a realizar diversos ateliers como pintura em tela, pintura em t-shirt, artesanato com conchas, entre outras manualidades».

Esta série de ateliers conta com a participação especial da artista plástica Meire Gomes.

 



Comentários

pub