Monchique investe 150 mil euros em 47 bolsas de estudo

Apoio aos estudantes estende-se por 10 meses

A Câmara Municipal de Monchique atribuiu 47 bolsas de estudo do ensino superior para o ano letivo 2020/2021. A medida, aprovada em reunião de Câmara, no dia 23 de Fevereiro, representa um investimento de quase 150 mil euros.

Em nota enviada às redações, a Câmara de Monchique explica que, «com esta medida, a autarquia pretende auxiliar as famílias e fomentar o
prosseguimento dos estudos e premiar o desempenho dos estudantes do ensino superior».

As bolsas são atribuídas a alunos residentes no concelho que não dispõem de meios suficientes para suportarem os encargos inerentes à frequência do ensino superior.

Ao longo de 10 meses, «é concedida uma verba que pode rondar metade do valor do salário mínimo nacional, de acordo com os rendimentos do agregado familiar», acrescenta a autarquia monchiquense.

Rui André, presidente da Câmara Municipal, realça que, «no atual momento de grave crise económica e financeira que o país atravessa,
o apoio às famílias mais carenciadas ganha uma importância social acrescida ao facilitar o acesso a áreas essenciais da vida».

Segundo o autarca, em particular, «na educação, as dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, constituem um sério obstáculo ao prosseguimento dos estudos por parte dos jovens».

Assim, num município com características rurais, «a autarquia sentiu ainda mais a necessidade de responder afirmativamente ao
desafio de apoiar e comparticipar via bolsas de estudo os alunos do ensino superior».

 



Comentários

pub