Ministro do Ambiente português participa na 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente em nome da União Europeia

“Fortalecer Ações para a Natureza para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” é o tema escolhido para esta reunião

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, participa, esta segunda-feira, 22, na Sessão Plenária de Alto Nível da Abertura da 5ª reunião da Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA).

A sessão conta com uma mensagem gravada do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, e com a participação do Presidente da Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA), Sveinung Rotevatn e da Presidente do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Inger Andersen.

A intervenção do ministro do Ambiente e da Ação Climática é feita em nome da União Europeia, uma vez que Portugal assume neste momento a Presidência do Conselho.

A resposta urgente aos grandes desafios ambientais – alterações climáticas, poluição e biodiversidade – estarão no centro da sua intervenção.

“Fortalecer Ações para a Natureza para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” é o tema escolhido para esta reunião, que contou com o lançamento do relatório “Making Peace with Nature”, da responsabilidade do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA).

O Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, salienta a oportunidade que os próximos meses representam para a transição para um futuro sustentável, inclusivo e resiliente.

Nesta reunião serão adotados documentos imprescindíveis para o funcionamento do PNUA, designadamente a Estratégia de Médio Prazo para 2022-2025, o Programa de Trabalho e Orçamento para o biénio 2022-2023.

João Pedro Matos Fernandes participa ainda nos “Leadership Dialogues”, nos quais terá a oportunidade de partilhar os compromissos assumidos por Portugal em matéria de neutralidade carbónica e de destacar a importância de uma recuperação verde, evidenciando o papel da transição energética neste percurso.

Os links para assistir às intervenções do Ministro do Ambiente e da Ação Climática são os seguintes:
08h00 – 11h00 Opening Plenary | Environment Assembly (unep.org)
13h00 – 16h00 Leadership Dialogue A | Environment Assembly (unep.org)

 

 


Comentários

pub