Mesmo sem folia na rua, Loulé e Alte festejam o Carnaval em casa

Covid-19 impede os tradicionais festejos

A pandemia até pode impedir os tradicionais corsos, mas Loulé e Alte não vão deixar de assinalar o Carnaval, com iniciativas online que começam já no próximo domingo, 14 de Fevereiro. 

Em Loulé, palco do mais emblemático carnaval algarvio e um dos mais antigos do país, a Câmara organizou iniciativas essencialmente online para que «todos possam acompanhar este programa na segurança e conforto dos seus lares».

Nos dias 14, 15 e 16 de Fevereiro, será divulgada, nas redes sociais da autarquia (Facebook e Youtube), uma exposição virtual com imagens de antigas edições do corso, onde serão recordados os temas que têm servido de sátira ao desfile, a qualidade artística aplicada na execução dos carros alegórico ou os fatos e adereços dos figurantes que, há mais de 100 anos, dão cor e alegria à Avenida José da Costa Mealha.

«Vivemos momentos difíceis, com uma pandemia a afetar milhões de famílias em todo o mundo, e seria impossível organizar um Carnaval tal como o conhecemos, com o ajuntamento de público e o convívio entusiasmado entre os foliões. Mas estamos cientes da importância desta festa para os louletanos e não poderíamos deixar de assinalar e levar um pouco do espírito do Carnaval de Loulé a todos os que estão confinados», diz a Câmara de Loulé.

No dia 15 de Fevereiro, a partir das 21h30, vai ser possível assistir a um Baile de Carnaval Online. O tradicional Baile de Gala no “Palácio” do Nera é este ano substituído por um baile emitido em streaming, através do Facebook da Câmara Municipal de Loulé.

A partir do Auditório do Solar da Música Nova, a Orquestra Fora d´Horas levará à casa de todos os conhecidos temas do Carnaval, com muito samba à mistura.

Apesar da Avenida José da Costa Mealha, conhecida como o “sambódromo louletano”, não receber este ano os três dias de corso carnavalesco, a autarquia de Loulé irá colocar alguns apontamentos decorativos alusivos ao Carnaval neste recinto.

Mas há outra localidade no concelho de Loulé com pergaminhos nos festejos carnavalescos. Trata-se de Alte, que tem aquele que é considerado o carnaval mais tradicional do Algarve.

Este ano, não haverá corso, mas o momento será assinalado a partir das 16h00 deste domingo, dia 14. Haverá uma emissão especial de 5 horas transmitida no Facebook, Instagram e Youtube.

Resultado de uma organização conjunta da junta de Freguesia de Alte e da Câmara Municipal de Loulé a emissão, em direto começará por contar a história do Carnaval de Alte, através de depoimentos dos intervenientes, vídeos e fotografias, permitindo conhecer o Carnaval nos seus primórdios e a sua evolução.

«Descobriremos o desenvolvimento das técnicas de construção dos carros (desde os velhinhos carros de bestas até aos tratores e viaturas atuais), a sátira social sempre presente na escolha dos temas e a tradição do envolvimento comunitário. A gravação desta primeira parte permitirá criar um registo audiovisual cuja informação ficará acessível às futuras gerações», diz a Junta de Freguesia de Alte.

Num segundo momento, a partir das 21h00, decorrerá um baile interativo animado por Emanuel Martins e Válter Cabrita com particularidade de quem o assiste poder enviar fotos e vídeos a partir de suas casas que serão transmitidas em tempo real.

A emissão será feita a partir da Casa do Povo de Alte, onde apenas estarão os elementos da a equipa técnica, o apresentador e os músicos que serão submetidos a testes rápidos à Covid-19 na manhã do evento.

 



Comentários

pub