Mês de Janeiro foi quente no globo e muito frio em Portugal

Em Portugal continental, este Janeiro foi o 4º mais frio dos últimos 20 anos

Apesar de, em Portugal Continental, ter sido muito frio e seco, a nível global, o mês de Janeiro de 2021 classificou-se como sendo o sexto Janeiro mais quente (igual a 2018) com uma anomalia de +0.24 °C em relação à média 1991-2020.

Na América do Norte, Groenlândia e sobre o oceano Ártico, as temperaturas estiveram muito acima da média, enquanto na Sibéria foram muito abaixo da média.

A Europa registou uma temperatura média próxima do valor normal, com algumas regiões do Norte da Europa (sul da Noruega e Suécia central) a registaram valores inferiores à média, enquanto as regiões na parte sudeste da Europa a registarem valores acima da média.

Em Portugal continental, este Janeiro foi o 4º mais frio dos últimos 20 anos, com uma temperatura média do ar de 8.02 °C, -0.79 °C em relação à normal 1971-2000 (valor mais baixo em 2006: 7.65 °C).

O valor médio de temperatura máxima foi o 4º mais baixo desde 2000, com um desvio de -0.78 °C em relação à normal e o valor médio de temperatura mínima também foi inferior à normal (- 0.81 °C).

As três primeiras semanas de Janeiro foram extremamente frias com valores da temperatura máxima e mínima do ar inferiores ao valor da normal climatológica 1971-2000.

Este episódio de tempo frio foi caraterizado pelo seu carácter prolongado (mais de 3 semanas), a persistência de vários dias consecutivos com temperaturas negativas (> 10 dias consecutivos em 1/3 das estações), em particular no interior norte e centro, o desconforto térmico associado às baixas temperaturas (nalguns dias potenciado pela intensidade do vento) e a abrangência territorial, tendo todos estes aspetos importância nos possíveis impactos que terá tido na população.

Ao nível do território, o dia 9 de Janeiro foi o dia mais frio neste período, com 2.98°C de temperatura média, sendo de referir ainda os dias 5, 6 e 8, com valores médios de temperatura média inferiores a 4°C.

A partir de dia 20, verificou-se uma subida de temperatura (para valores acima do normal), tendo terminado a situação de frio prolongado que se verificava em Portugal continental.

O valor médio da quantidade de precipitação em Janeiro, 90.8 mm, corresponde a 77 % do valor normal 1971-2000. Até dia 20, não se verificou a ocorrência de precipitação em quase todo o território. Os valores mais significativos de precipitação deram-se entre 20 e 31 de Janeiro.

O resumo climático de Janeiro de 2021 está disponível para consulta neste link (PDF).

Para conhecer o boletim climatológico de Janeiro, com a informação mais completa sobre o mês, aguarde até à sua publicação e colocação no link: https://bit.ly/3p0J104

 



Comentários

pub