Mar 2020 já aprovou 560 projetos para o Algarve

Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve é a gestora do programa na região algarvia

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação – Arquivo

O programa MAR 2020 já aprovou, até Janeiro deste ano, 560 projetos para o Algarve, o que representa 25% do total de aprovações a nível nacional. 

Estes 560 projetos representam um investimento de 75 milhões de euros, alavancado por 57 milhões de euros de apoio público.

Dos projetos aprovados e em execução até ao momento, a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve destaca o investimento feito na área da aquicultura, que conta com 142 projetos na região e envolve um montante elegível de 34 milhões de euros.

Deste montante, 21 milhões dizem respeito a investimentos produtivos e 8 milhões de euros a investimentos em inovação, gestão e aconselhamento.

«Aos tradicionais projetos de aquicultura desenvolvidos nas rias Formosa e Alvor, vêm agora também juntar-se os desenvolvidos através de estruturas instaladas em Sagres, Portimão e Olhão, por enquanto sobretudo dedicadas ao cultivo de mexilhão e ostra, mas também com grande potencial para a produção de peixes», diz a DRAPAlg.

Além disso, foram feitos investimentos em portos, locais de desembarque, lotas e abrigos (6 milhões). Neste âmbito, sobretudo com base em iniciativas promovidas pela Docapesca, executaram-se 27 projetos, distribuídos por 10 concelhos da região.

Quanto aos investimentos a bordo / modernização das embarcações, totalizam 2,5 milhões de euros, contando com um apoio público de 1,5 milhões, num total de 53 projetos.

Estes investimentos relacionam-se com as cerca de 850 embarcações registadas nos portos do Algarve, com o elevado número de licenças emitidas, e com 2.500 pescadores matriculados, que descarregam mais de 22 mil toneladas de pescado, vendidos aos mais elevados preços médios (€/kg) registados nas lotas do país (2,57 €7kg), de acordo com os últimos dados disponibilizados pelo INE (final de 2019).

O Algarve tem ainda aprovados 24 projetos com 20,5 milhões de investimento no âmbito da Promoção, Transformação e Comercialização, com um apoio publico de 10,5 milhões e 33 projetos de Apoio ao Desenvolvimento Local, acompanhados pelos dois Grupos de Ação Local existentes, um a Sotavento e outro a Barlavento e que envolvem um montante de 6 milhões de investimento elegível e 3,8 milhões de despesa pública.

Além destes, foram também aprovadas 358 candidaturas destinadas à Compensação por Cessações Temporárias das atividades e perdas de rendimento, que refletem numa despesa publica de 7,5 milhões.

«A abrangência do MAR2020 faz com que os projetos estejam ligados a quase tudo o que o mar está: à pesca, à aquacultura, ao emprego e à coesão territorial, à diversificação das atividades ligadas ao mar, à transformação e comercialização de produtos da pesca e da aquacultura, ao conhecimento e à inovação, sem perder de vista a saúde e o bem-estar animal, a proteção e a conservação dos recursos, a biodiversidade, a segurança dos profissionais do setor ou a segurança para o consumidor dos produtos que gera», sublinha Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, em entrevista à newsletter do Mar 2020.

 



Comentários

pub