Liga Portuguesa Contra o Cancro lança audiolivro que ajuda os adultos a explicar o cancro às crianças

Objetivo é ajudar os adultos a explicar às crianças o que é o cancro,

Os superpoderes da Júlia” é o audiolivro infantil lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para assinalar o Dia Mundial do Cancro, que se assinala hoje.

O projeto, que conta com o apoio da MSD Portugal, tem como objetivo ajudar os adultos a explicar às crianças o que é o cancro, qual o seu impacto no dia a dia da família e como podem os mais pequenos ajudar a fazer a diferença. A sessão de apresentação do projeto ocorrerá esta quinta-feira, dia 4 de Fevereiro, às 18h00, na página de Facebook da LPCC.

Em Portugal, são diagnosticados cerca de 60 mil novos casos de cancro todos os anos, uma realidade que afeta milhares de famílias e cujo impacto emocional gera diferentes reações ao longo do processo de tratamento que, por vezes, leva a desequilíbrios nas dinâmicas familiares.

“Este livro é uma ferramenta essencial para minimizar uma das principais dificuldades sentidas pelas famílias com cancro, e que passa pela questão da comunicação. Através dele, a família pode facilmente introduzir o tema “cancro” e explicar de forma simples e adequada, o que é o cancro e as suas implicações. Poderá ser ainda um recurso útil na atuação dos profissionais de saúde em oncologia, além de um importante instrumento de literacia para a saúde, ao serviço das escolas e de todos os professores”, refere Sónia Silva, responsável pela área de Psico-Oncologia da LPCC do Núcleo Regional do Centro.

Os recursos e a informação disponível para ajudar os adultos a preparar emocionalmente uma criança para a situação de cancro num familiar direto são escassos.

A decisão de contar ou não contar à criança a realidade da doença, como explicar o que é o cancro, como preparar a criança para lidar com as alterações físicas, emocionais e comportamentais do doente, nomeadamente nas pequenas tarefas do dia a dia, são desafios adicionais para quem vive com o diagnóstico de cancro.

“Os superpoderes da Júlia” é um audiolivro infantil, que partilha a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador, que enfrentam o cancro com amor. A personagem Júlia vai descobrir que o pai tem uma doença chamada cancro – vai ficar mais cansado, terá de ir ao hospital fazer tratamentos e o seu cabelo vai acabar por cair.

Com a ajuda da mãe, a Júlia vai também aprender que a doença não é contagiosa, que pode continuar a brincar e ajudar o pai a sentir-se melhor com os seus superpoderes.

A sessão de apresentação do projeto ocorrerá amanhã, dia 04 de fevereiro, pelas 18h na página de Facebook da LPCC. Os oradores da sessão serão Cândida Cancelinha, médica pediatra, coordenadora da Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátrica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Sónia Silva, psicóloga clínica responsável da Unidade Psico-Oncologia da LPCC – NRC e contará com a mediação da jornalista Claúdia Pinto.

O audiolivro está disponível no site da LPCC. Conheça esta história que nos ensina que, quando um familiar tem cancro, é legitimo ter medo, mas não podemos ficar dentro da tenda como a Júlia. Vale a pena lutar contra o cancro.

Saiba mais em : https://www.ligacontracancro.pt/ospoderesdajulia/

 

 

 



Comentários

pub