Lagos apresenta plano para ajudar a combater efeitos da pandemia no turismo

Um dos objetivos do plano é combater os efeitos nocivos da pandemia neste setor

A Câmara de Lagos apresentou o seu Plano Estratégico de Turismo, com o qual pretende ajudar a combater os efeitos nocivos da pandemia neste setor, a empresários, entidades e à população em geral, numa videoconferência que teve lugar na quinta-feira.

Com este plano, a autarquia lacobrigense pretende, também, «fortalecer o seu papel de agente regulador e a sua missão enquanto entidade promotora e facilitadora da atividade turística, reafirmando Lagos como destino de excelência».

Na sessão da passada semana, que teve «uma forte participação», foram apresentadas «as linhas gerais deste plano estratégico que tem como base o contexto de crise pandémica, definindo as principais linhas orientadoras para o futuro daquela que é a principal atividade económica do concelho. Sustentabilidade, valorização dos recursos locais e Lagos como “Cidade Inteligente” foram alguns dos conceitos chave apresentados».

Além de Hugo Pereira, presidente da Câmara de Lagos, participaram na sessão Carlos Medeiros, presidente da IPI Consulting Network, entidade responsável pela elaboração do plano, João Guerreiro, atual presidente da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e antigo reitor da Universidade do Algarve, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR).

As medidas propostas para Plano Estratégico de Turismo do Concelho de Lagos «assentam na concertação entre os diferentes agentes públicos e privados, baseando-se em princípios de sustentabilidade e de valorização dos recursos do concelho, permitindo também uma maior coesão económica, social e territorial».

Uma das medidas previstas passa por «definir Lagos como “Cidade Inteligente”», algo que «permitirá dotar o concelho de elementos que o tornam mais seguro, acessível, tecnológico e sustentável», através «da iluminação urbana, sinalética específica, criação de aplicações temáticas e implementação de uma rede de videovigilância em locais estratégicos».

«Já na área da Comunicação e Marketing, a palavra de ordem é “inclusão”, com a intenção de comunicar mais e melhor em várias línguas, para vários e novos públicos, recorrendo à acessibilidade das novas tecnologias para promover o concelho nas várias vertentes. No que toca à qualidade, para além da monotorização e intervenção em situações de irregularidades no setor turístico, também se pretende reforçar Lagos como concelho atrativo e amigo do investidor, da comunidade criativa e dos nómadas digitais», descreve a Câmara de Lagos.

Como seria de esperar, o plano fala das praias, área na qual «estão previstas acções que envolvem a melhoria das condições de higiene e segurança e a sua inclusividade».

«No Turismo Náutico, a intenção é reforçar a promoção das suas várias atividades envolvidas, incrementando a sua notoriedade em todo o mundo. Já o Turismo de Natureza irá merecer grande destaque neste plano, descentralizando o turismo do concelho do litoral para o interior. Previstas estão estratégias que passam pela valorização da biodiversidade, da fauna e flora e sua observação através de várias rotas temáticas, experiências e práticas desportivas, mas também pela promoção do autocaravanismo sustentável», acrescentou a autarquia.

A área da cultura nõa foi esquecida estando previsto «o desenvolvimento de rotas temáticas ligadas, não só à Rota dos Descobrimentos, à gastronomia local e ao enoturismo, mas também à arquitetura moderna, que tanto tem crescido em Lagos. Em cima da mesa está também o reconhecimento da tradicional Arte Xávega da Meia Praia através da sua candidatura à UNESCO como Património Imaterial da Humanidade».

«Dispondo o concelho de campos de golfe premiados, esta modalidade será reforçada para combater a sazonalidade e engrandecer a notoriedade mundial de Lagos nos circuitos desta prática. O Turismo de Saúde e Bem-Estar irá merecer maior intervenção através da criação de condições favoráveis para atrair investimento neste setor e a melhoria da rede de cuidados de saúde, alargando-a a uma vertente de turismo», concluiu a Câmara.

O Plano Estratégico de Turismo do Concelho de Lagos está disponível para download aqui.

 

 



Comentários

pub