In Loco e ESDIME participam em projeto que pensa desafios digitais para o mundo rural

A Associação In Loco e EDISME (Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste) é uma das entidades que participa […]

A Associação In Loco e EDISME (Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste) é uma das entidades que participa no projeto de cooperação “Incomum – Inovação e Conhecimento no Mundo Rural”, cujo plano de ação arranca com uma conferência no próximo dia 23 de Fevereiro, às 17h30, com a presença de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura.

Segundo a In Loco, «num momento em que a Europa define a transição digital como um dos principais propósitos em que assenta o Programa de Recuperação e Resiliência e o próximo quadro financeiro plurianual, os territórios rurais não podem deixar de estar envolvidos na implementação destas dinâmicas, criando condições para consolidar os seus processos de desenvolvimento».

É neste contexto que nasce este projeto que terá início com a organização do ciclo de conferências “Os Desafios do Rural”, que irão decorrer em ambiente virtual.

A primeira, subordinada ao tema “A Digitalização nas Comunidades Locais”, terá lugar no dia 23 de Fevereiro, às 17h30, com transmissão em direto nas páginas do Facebook da Federação Minha Terra e dos Grupos de Ação Local parceiros.

Este webinar terá participação de Maria do Céu Antunes, ministro da Agricultura, do vice-reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Artur Cristóvão, do investigador e representante da INOVA-RIA Rui Lopes e da presidente da Federação Minha Terra Ana Paula Xavier.

A moderação será da jornalista Fernanda Freitas. O objetivo da iniciativa é «lançar a reflexão sobre a importância da Digitalização nos Territórios Rurais e os impactos que esta exerce nos processos de desenvolvimento das Comunidades Locais, sendo que o acesso à conetividade, a produção e comercialização, a literacia digital, os modelos de trabalho, os serviços básicos, entre outras, são preocupações prementes nos territórios rurais a que urge dar resposta».

Com a implementação do projeto “Incomum”, os parceiros envolvidos na sua implementação têm como objetivo identificar respostas efetivas aos novos problemas e aos desafios emergentes nos tempos atuais sobre questões como a transferência e produção de conhecimento e a incorporação de inovação nos territórios rurais e a crescente importância do teletrabalho e da digitalização da sociedade.

A isto juntam-se as novas formas e tendências de produção, comercialização e consumo dos produtos locais e a nova centralidade dos territórios rurais, num contexto de reforço da articulação entre o rural-urbano.

 



 

Participantes deste projeto:

 Região Norte: ADRIMINHO e ADRAT

Região Centro: ADAE, ADIBER, Aveiro Norte, Aveiro Sul e Coimbra Mais Futuro

Região Lisboa e Vale do Tejo: A2S

Região do Alentejo: ESDIME;

 Região do Algarve: IN LOCO

Comentários

pub