Há surtos de Covid-19 em 16 lares do Algarve

Casos em lares subiram nas últimas semanas, apesar de, no geral, o número de infetados ter vindo a diminuir, no Algarve

Há surtos em 16 lares do Algarve, aos quais estão associados um total de 561 casos de Covid-19, revelou esta sexta-feira Ana Cristina Guerreiro, delegada Regional de Saúde, na conferência de imprensa de balanço da situação epidemiológica no Algarve.

Muitos destes surtos duram já há várias semanas e até há locais onde não há casos ativos entre os utentes, como é o caso do lar do Centro Paroquial de Santa Maria, em Tavira, bem comodo Centro de Dia da Semear Afetos, onde todos os afetados já tiveram alta.

Ana Cristina Guerreiro adiantou, ainda, que dos 280 óbitos por Covid-19 que já se registaram na região, desde o ínicio da pandemia, «82 foram em lares».

Segundo os dados da Autoridade de Saúde Regional, o concelho onde há mais surtos em lares é o de Faro, onde há casos em cinco instituições.

Ao Cantinho do Avô estão associados 57 casos, enquanto que ao da Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de Faro estão 47.

Ainda na capital algarvia, há surtos ativos no Centro Paroquial de Santa Bárbara de Nexe (16 casos, no total acumulado), no Centro de Dia da Semear Afetos (7 casos, já todos com alta) e na ERPI Torre de Natal (4).

Os concelhos de Albufeira e Loulé tem, cada qual, surtos em três lares.

Em Albufeira, continuam ativos  o surto do lar do Roseiral (69 casos), da Casa de Repouso da Senhora da Guia (39) e do lar da Nossa Senhora da Visitação, na Guia (19).

Loulé tem surtos no lar da Ribeira, na Tôr (61), na ERPI da Associação Social e Cultural de Almancil (27), Lar da SCM de Loulé (20).

Da lista também constam os lares da SCM de Monchique (47 casos), na estrutura residencial para pessoas com deficiência da ACASO, em Olhão (14 casos), no lar Rainha dona Leonor, em Lagos (41), no lar da SCM de Armação de Pêra, em Silves (19) e no lar de Santa Maria, em Tavira (74).

Os 561 casos referidos pela delegada regional de Saúde são «essencialmente de residentes, mas também incluem os de funcionários».

Muitos destes surtos já estavam ativos no dia 22, data em que teve lugar a anterior conferencia de imprensa de balanço epidemiológico no Algarve.

Ainda assim, houve um aumento dos surtos em lares neste últimas três semanas, embora, a nível regional, a situação esteja a evoluir favoravelmente.

 

Nota: Atualizado às 16h45 com mais dados sobre o surto na Semear Afetos, entretanto já terminado

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub