Faro reuniu Conselho Local de Ação Social para discutir projetos estruturantes

Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Faro tem 101 parceiros

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Faro esteve reunido esta terça-feira, 2 de Fevereiro, por videoconferência, para discutir projetos estruturantes do concelho, apresentar novos membros e fazer um ponto de situação das iniciativas em andamento.

Na reunião, presidida por Carlos Baía, vereador responsável pelo pelouro da Ação Social, foi apresentada a nova plataforma de associativismo do concelho de Faro.

«Pretende-se que a ferramenta venha a ser um ponto de encontro de todo o movimento associativo e clubístico, possibilitando a criação de microsites para as entidades, bem como, que estas possam divulgar os seus eventos e notícias, e ainda, a apresentação por via eletrónica de candidaturas de apoio financeiro ao associativismo para a área social e causa animal», explica a Câmara de Faro.

Segundo a autarquia, mais três entidades aderiram ao CLASF, sendo neste momento 101 os parceiros.

Assim, o CLAS deu as boas vindas à Contextos- Cooperativa para o Desenvolvimento e Coesão Social, AOPP – Associação Oficina de Planeamento e Participação e à Fundação Barnabé.

Além disto, também foi apresentado e aprovado o Plano Ação do Núcleo de Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo (NPISA).

Faro foi, de resto, «pioneiro nesta problemática, envidando esforços desde a primeira hora para que ninguém tenha que permanecer na rua por falta de alternativas. O Município de Faro foi o primeiro do Algarve a aceitar o desafio lançado pela Estratégia Nacional para a Integração de pessoas sem-abrigo – ENPISA (2009-2015), tendo criado o seu NPISA em 2010 e mais recentemente, em Novembro 2020, atualizando o protocolo que lhe deu origem, reafirmando o seu compromisso no combate a esta problemática».

Houve igualmente oportunidade para a apresentação e aprovação do parecer referente à candidatura ao Programa Escolhas, “Lusco Fusco”, pela cooperativa Ecos.

O Município de Faro é parceiro desta iniciativa «que pretende inverter alguma situação de exclusão social das comunidades ciganas do concelho, promover a participação cívica e cidadania ativa por parte das comunidades ciganas, combater as elevadas taxas de insucesso, absentismo e abandono escolar precoce por parte das crianças e jovens e lutar contra a segregação cultural e intolerância».

Para finalizar, foram realizados pontos de situação de diversos projetos, a decorrer ou em fase de candidatura, no concelho, como sejam a Sensibilização sobre o crime de Tráfico de Seres Humanos (APAV), o balanço do CLDS 4G Pegada Triangular (AIPAR), o Projeto LEGOS, Candidatura do MAPS ao CRESC Algarve 2020 (Projetos inovadores de inclusão social de âmbito territorial para resposta a pessoas em situação de sem-abrigo) e o Projeto Terapia para todos – Equipa multidisciplinar nas escolas junto à crianças carenciadas e com dificuldades de aprendizagem, candidato ao Programa Escolhas 8G pela APATRIS 21.

 

 



Comentários

pub