Faro constrói casas de habitação social e não esquece pescadores da Praia

Construir as 205 casas de habitação social e os 90 fogos a custos controlados vai custar 28 milhões de euros

Praia de Faro – Imagem de Arquivo

A Câmara de Faro vai construir, nos próximos quatro anos, 205 fogos de habitação social, 49 dos quais «são destinados ao realojamento dos pescadores da Praia de Faro».

Estas casas serão construídas no âmbito de um programa de construção de habitação social e a custos controlados.

Das 205 casas de habitação social, as que não forem para as pessoas que têm de sair da Praia de Faro, no âmbito da intervenção da Polis Ria Formosa, serão entregues «a famílias carenciadas do concelho», segundo a Câmara de Faro.

«Paralelamente a este processo, a Câmara tem já em marcha também a tramitação tendente à construção e venda de 90 fogos de habitação a custos controlados», acrescentou a autarquia.

Para isso, serão necessários 28 milhões de euros, uma verba que será garantida não apenas pela autarquia, mas também pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), com o qual a Câmara já chegou a  acordo para partilhar os custos.

O protocolo a celebrar entre a autarquia farense e o IHRU foi aprovado no passado dia 1 de Fevereiro em reunião do executivo camarário, faltando agora a luz verde da Assembleia Municipal.

Ao abrigo deste acordo, o IHRU garante uma comparticipação não reembolsável de quase 12 milhões euros. O restante financiamento será realizado «através da contração de um empréstimo bancário bonificado, de 15.278.408,01 euros, e de verbas próprias do Município de cerca de 800 mil euros».

«O mecanismo de acesso a estas verbas é o Programa de Apoio ao Acesso à Habitação (1.º Direito), um programa estatal que tem como objetivo promover o direito a uma habitação condigna e que se enquadra na Estratégia Local de Habitação de Faro, instrumento aprovado em Assembleia Municipal em 26 de Novembro de 2018», explicou a Câmara de Faro.

 



Comentários

pub