Covid-19: Aljezur baixa a risco moderado, Monchique salta para extremamente elevado

DGS divulgou a mais recente atualização da lista de incidência da doença, por concelho

Aljezur – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Aljezur deixou de ser considerado município de risco elevado de contágio da Covid-19 e passou a ser um dos dois concelhos de Portugal Continental com menor probabilidade de contágio, segundo a mais recente atualização da lista de incidência da doença, por concelho, divulgada hoje pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Na lista de hoje, que se refere a dados até ao dia 26 de Janeiro, Monchique até aparece como aquele com menor probabilidade de contágio, em Portugal Continental. Mas, como Rui André, presidente da Câmara deste concelho serrano, veio a público esclarecer este domingo, numa publicação na rede social Facebook, os surtos existentes, o maior deles no lar da Santa Casa da Misericórdia, descoberto na quinta-feira, já fizeram o risco passar a «extremamente elevado».

Isto significa que houve mais de 960 casos por cem mil habitantes neste concelho, nos últimos 14 dias.

Em números concretos, estamos a falar de pouco mais de quatro dezenas de casos reportados – entre os dias 26 e 31 de Janeiro, a Autoridade de Saúde Regional do Algarve deu conta de 40 casos em Monchique, a que se terão de somar os da semana anterior.

Mas, tratando-se de um concelho com pouca população, este aumento faz logo disparar a incidência cumulativa (veja na fotogaleria como a calcular).

Além disso, como salientou Rui André no mesmo post, se o risco, no papel, é extremamente elevado, «o risco efetivo não é tão elevado, já que a maioria destes casos se encontra isolado no Lar da SCMM».

Ainda assim, disse o presidente da Câmara de Monchique, «a situação deverá agravar-se nos próximos dias», pelo que fez o apelo «ao empenho de todos para que possamos continuar a cumprir as medidas de recolhimento e, dessa forma, ajudar-nos a baixar os números».

Voltando à lista que a DGS divulgou hoje, como tem sido hábito às segundas-feiras, Aljezur surge com 197 casos por 100 mil habitantes e é agora considerado como sendo de risco moderado.

Tendo em conta o confinamento geral e as medidas do estado de emergência, esta melhoria de status não terá efeitos práticos para os aljezurenses, da mesma forma que também em Monchique as regras serão as mesmas esta semana e na semana que vem, quando o aumento exponencial de casos se refletir nesta lista.

Hoje, segundo a DGS, Aljezur (197) e, no papel, Monchique, que na lista tem “apenas” 98 casos por 100.000 habitantes, são os dois únicos concelhos de Portugal Continental com um risco moderado. Todos os outros estão acima da linha dos 240 casos, sendo municípios com nível de risco elevado ou superior.

E a situação, na região algarvia, é preocupante, com apenas um concelho, o de Vila do Bispo (369/100.000 habitantes), com risco elevado, onde cabem os municípios com 240 a 479,9 infetados/100 mil habitantes em 14 dias.

Os outros 13 concelhos estão nos dois níveis mais elevados de risco.

No nível de risco muito elevado (480 a 959,9 casos por cem mil habitantes), estão os concelhos de Alcoutim (741), Lagoa (549), Lagos (869), Portimão (566), Brás de Alportel (720) e Silves (743). Destes, só Portimão não estava neste nível na passada segunda-feira.

No nível de risco extremamente elevado, estão sete concelhos: Albufeira (1315 casos por 100 mil habitantes), Castro Marim (2822), Faro (1462), Loulé (1590), Olhão (1085), Tavira (1398) e VRSA (2139). Destes, só Olhão estava num nível inferior, na lista divulgada há uma semana.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub