Concurso premeia melhores fotografias sobre sítios e bens que são Marca do Património Europeu

“Ao fotografar tornará visível o que, sem si, talvez nunca tivesse sido visto” – Robert Bresson

Um concurso de fotografia, aberto a todos os amadores e fotógrafos profissionais interessados e a cidadão de todos os países, tendo como tema «Marca do Património Europeu – a Europa começa aqui!», está aberto até 14 de março.

A Marca do Património Europeu (MPE) é uma iniciativa da Comissão Europeia para melhorar o conhecimento da história, património e valores europeus comuns. O objetivo da MPE é enfatizar e reforçar o sentimento de pertença à União entre todos os cidadãos europeus, especialmente os jovens.

A Marca do Património Europeu «transforma as antigas fronteiras em pontes, encoraja o diálogo intercultural e cria um sentimento de pertença a uma Europa unida», salientam os seus promotores.

No Algarve, há um local considerado Marca do Património Europeu: trata-se do Promontório de Sagres, que foi distinguido, em 2015, não apenas pelo seu lugar ímpar na História da expansão, da cultura, da ciência, da exploração e do comércio europeus, mas também pela riqueza da paisagem cultural que lhe está associada.

Em Portugal, foram ainda distinguidos com a MPE, os seguintes sítios ou bens patrimoniais: A Carta da Abolição da Pena de Morte (na Torre do Tombo), a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o Património Cultural Subaquático dos Açores.

Este concurso de fotografia é uma das atividades educativas e promocionais do projeto europeu EHL@N – uma rede de cooperação de cidades e lugares da Marca do Património Europeu.

O organizador do concurso é o consórcio do projeto EHL@N, representado pelo líder do projeto Burghauptmannschaft Österreich – Palácio Imperial de Viena e a Associação dos Sítios da Marca do Património Europeu (MPE).

O objetivo do concurso é promover os valores fundamentais da MPE baseados nos princípios da liberdade, democracia, respeito pelos direitos humanos, diversidade cultural e linguística, tolerância e solidariedade, que são representados pela Marca do Património Europeu e os locais por ela homenageados.

O tema do concurso centrar-se-á nos sítios da MPE – eventos que aí se realizam e todo o tipo de atividades de promoção do património europeu. As fotografias devem ser acompanhadas de uma narrativa pessoal em relação ao Sítio e aos valores com eles relacionados.

O concurso é aberto ao público – cidadãos de todos os países podem participar no concurso, respeitando todos os requisitos formais e técnicos. Está também aberto a todos os amadores e fotógrafos profissionais interessados.

Os participantes serão qualificados em duas categorias etárias: jovens – abaixo dos 30 anos (incluindo 30) e adultos – acima dos 31 anos.

As fotografias pré-selecionadas pelo Júri (20 em cada categoria etária) serão apresentadas a um público alargado que, no processo de votação pública na página eletrónica do projeto, selecionará os vencedores em ambas as categorias etárias.

Os resultados da votação serão anunciados a 9 de maio próximo, na página eletrónica e meios de comunicação social do organizador do concurso e nas páginas eletrónicas das instituições europeias que fazem parte do Júri. Os vencedores receberão um prémio monetário no valor de 500 euros.

As questões relativas ao concurso e pedido de informações adicionais devem ser enviadas ao secretário do concurso (organizado pela Cidade de Lublin – parceiro do projeto EHL@N):
Katarzyna Czerlunczakiewicz, email:[email protected]
Michal Trzewik, email: [email protected]

As Regras do Concurso e o Formulário de Candidatura estão disponíveis na página na internet da Direção Regional de Cultura do Algarve  ou na página do projeto EHL@N.

 



Comentários

pub