CHUA volta «a pôr todos os blocos operatórios a funcionar»

«Estamos a recuperar atividade cirúrgica e a voltar às consultas sobretudo presenciais», segundo Ana Castro

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) voltou a «pôr todos os blocos operatórios a funcionar», retomando a «atividade dita normal», graças ao abrandamento da pressão sobre os hospitais provocada pela Covid-19. 

A novidade foi dada esta quarta-feira, 17 de Fevereiro, por Ana Castro, presidente do Conselho de Administração do CHUA, à margem da inauguração do renovado serviço de cardiologia do Hospital de Faro.

Segundo a responsável, o CHUA regressou «às cirurgias programadas», depois de, «durante cerca de um mês», ter feito «apenas as de emergência, urgência e oncológicas».

«Neste momento, voltámos a pôr todos os blocos operatórios a funcionar. Estamos a recuperar atividade cirúrgica e a voltar às consultas sobretudo presenciais», explicou.

 

Ana Castro – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«A atividade dita normal está a voltar àquilo que era antes», resumiu.

Este regresso à normalidade deve-se ao facto de a pandemia ter abrandando na região também no que diz respeito aos internamentos, o que já levou os hospitais do Algarve a baixarem da fase 4 para a fase 3 do plano de contingência.

A taxa de ocupação nas enfermarias Covid-19 diminuiu, de resto, «para 60%» na última semana e meia. Esta queda também já fez com que fosse desativado o hospital de campanha, montado no Portimão Arena.

Agora, segundo Ana Castro, o CHUA vai voltar a «pegar nos doentes» que tiveram cirurgias adiadas porque, antes, «não tínhamos como fazer essas operações».

Esta restrição, concluiu a presidente, afetou «todas as especialidades».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub