Castro Marim deteta casos positivos durante rastreio em massa da população

Testagem começou no sábado e vai continuar o tempo que for necessário

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Já foram detetados «meia dúzia de casos positivos e outros tantos inconclusivos» de Covid-19 durante o processo de testagem em massa que começou no sábado e vai continuar, revelou ao Sul Informação Francisco Amaral, o presidente da Câmara de Castro Marim.

«Curiosamente, os positivos são todos da mesma freguesia», disse o edil, embora tenha preferido não dizer de qual se trata.

Segundo a Câmara de Castro Marim, foram cerca de 800 as pessoas que foram testadas este fim-de-semana, tendo sido detetados casos positivos de Covid-19, «imediatamente contactados e acompanhados pelo delegado de saúde local, Mariano Ayala, que se responsabilizou pela supervisão técnica e científica de toda a iniciativa, seguindo as diretrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças».

Mas, como revelou Francisco Amaral, no sábado ao Sul Informação, logo nos primeiro dias após a abertura das inscrições houve duas mil pessoas a pedir para fazer o teste.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

«As próximas ações de rastreio estão previstas para se iniciarem já durante a semana, nas aldeias do Azinhal e Odeleite, mas ainda estão sujeitas a confirmação. No fim-de-semana, o rastreio desdobra-se entre Altura e Castro Marim», anuncia a Câmara de Castro Marim. «Segue-se depois para a testagem em povoações mais isoladas através da Unidade Móvel de Saúde».

A marcação prévia é obrigatória e deverá ser feira através do email [email protected] ou dos contactos: 281 510 747 ou 281 510 778 (9h-17h) e 961 743 222 (9h-20h).

Continuam a excluir-se dos testes «as crianças até aos 10 anos, pela dificuldade da colheita da amostra, e as pessoas vacinadas ou que já passaram a doença, dado que estão imunes».

Francisco Amaral agradece e reconhece o trabalho de todos os voluntários que «contribuíram para o sucesso desta ação», entre médicos dentistas, enfermeiros, higienistas, farmacêuticos e outros técnicos de saúde, elementos da Proteção Civil Municipal, funcionários da autarquia e outras pessoas que quiseram juntar-se ao movimento, «que se disponibilizaram e que se formaram em horário pós-laboral para dar corpo a esta iniciativa pioneira no país».

A Câmara Municipal de Castro Marim sublinha também «o apoio imprescindível da empresa informática Algardata e a orientação técnica do Algarve Biomedical Center, com inúmeras horas de trabalho em backoffice que permitiram que o profissionalismo e a organização patenteassem toda a iniciativa».

 



Comentários

pub