Rogério Bacalhau visita obras no Largo do Pé da Cruz, Alameda e Celeiro de São Francisco

Autarca vai continuar roteiro de visita a obras no concelho

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, visitou esta semana as obras de requalificação do Largo do Pé da Cruz, Alameda João de Deus e a reabilitação do Celeiro de São Francisco. 

Desde logo, o autarca assinalou o arranque da obra de requalificação do Largo do Pé da Cruz. A obra está adjudicada à JEVOP Construções, S.A, pelo valor total de 337.980 euros e com ela a autarquia pretende reformular este largo histórico.

O objetivo é torná-lo «mais aprazível».

«Uma das premissas da intervenção é conferir ao espaço o estatuto de zona de estar, amiga dos peões e dos modos de transporte suaves. Com isto, pretende-se recuperar para este largo tão emblemático da cidade, a dignidade que já foi sua e que advém da história do local, do seu enquadramento urbano e da proximidade de um dos ex-libris arquitetónicos da nossa cidade: a Igreja do Pé da Cruz», diz a Câmara de Faro.

«O projeto prevê a repavimentação de toda a área à “cota 0” para valorizar os elementos patrimoniais e históricos do largo, privilegiando a mobilidade sem as barreiras arquitetónicas que atualmente vigoram. Prevê-se assim que a circulação de trânsito automóvel fique limitada à Rua da Trindade e Rua Brites de Almeida, com escoamento pela Rua do Pé da Cruz», acrescenta.

«Para além disto, a Câmara apostará em novos mobiliários urbanos, iluminação de tipo led, zonas de sombreamento, arborização e um conjunto de outras melhorias que trarão mais qualidade estética e conforto de circulação a este largo emblemático», diz ainda.

Bem perto dali, o autarca visitou também a obra de requalificação de outro espaço emblemático: o celeiro de São Francisco, que há décadas se encontrava em estado de grande degradação.

Trata-se de um edifício do século XVIII, classificado como Imóvel de Interesse Público, de planta octogonal, e de grande significado para a memória coletiva farense que agora poderá conhecer uma nova vida, após a obra, no montante de 51.715 euros, adjudicada à empresa Ambartrans, Transportes Lda.

Na sequência desta intervenção, serão ainda realizadas obras de reparação do logradouro, num valor aproximado de 30 mil euros. O futuro do imóvel, cedido em 2019 ao Município e parte integrante do roteiro cultural da cidade, passará pela sua utilização como espaço de apoio à cultura e património histórico do concelho.

Também a correr bem, segundo a Câmara, «está a empreitada de requalificação da Alameda João de Deus, intervenção que arrancou no passado mês de Dezembro, após adjudicação à empresa Martins Gago & Filhos, Lda., pelo montante de 736.431 euros».

Com os trabalhos em curso, pretende-se dar uma nova vida a este icónico jardim público.

Assim será melhorado o pavimento, bem como os «percursos de circulação pedonal». Serão ainda replantadas árvores «em mau estado ou perdidas» e melhoradas a iluminação e casas de banho, além da instalação de novo mobiliário urbano.

«No âmbito da intervenção são igualmente recriados e reapetrechados o parque infantil e o parque geriátrico e remodela-se o atual ringue de patinagem, que passará a assumir a forma de uma plataforma multifuncional», explica a autarquia.

Para o presidente da Câmara, estas são intervenções essenciais que dão «um sinal claro de que, apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, Faro não interrompe o seu processo de reconversão para ser um concelho ainda mais aprazível, esteticamente cuidado e atrativo para todos os que aqui desejam viver, trabalhar, estudar, visitar-nos ou investir, ao longo de todo o ano».

Rogério Bacalhau vai prosseguir o seu ciclo de visitas, acompanhado do seu staff técnico e dos vereadores que detêm os pelouros respetivos. As próximas visitas destinam-se a acompanhar algumas obras a decorrer nas freguesias do concelho.

 



Comentários

pub