Autódromo do Algarve marca arranque e fecho do novo Campeonato de Portugal de Velocidade

Quatro jornadas triplas asseguram mais tempo em pista e maior visibilidade graças à transmissão das provas pela SPORT TV

O novo Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV vai arrancar no fim de semana de 23 a 25 de Abril, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), lado a lado com o Internacional GT Open.

Segue depois para o mítico Circuito de Vila Real, no fim de semana de 25 a 27 de Junho, onde partilhará a pista com o Campeonato FIA WTCR.

A 10 e 11 de Julho, o CVP vai estar no Autódromo do Estoril, numa prova a par de vários eventos nacionais e dos Campeonatos de Portugal de Clássicos.

Para fechar com chave de ouro, o Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV regressa ao Autódromo do Algarve, para realizar a derradeira jornada, lado a lado com o European Le Mans Series, no fim de semana de 23 e 24 de Outubro.

O Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV é «o topo da Velocidade em Portugal e oferecerá às equipas e pilotos inscritos uma competição com a identidade e a notoriedade dos anos de glória do automobilismo no nosso país», salientam os organizadores.

O expoente máximo da velocidade em Portugal terá um regulamento pensado no espetáculo e na competitividade, aceitando três categorias de viaturas que albergam marcas míticas e modelos que são conhecidos dos adeptos da competição automóvel.

O Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV aceitará viaturas das classes GT Cup, GT Light e Touring Cup. São «três classes bem diferenciadas e com modelos para todos os gostos e bolsas», acrescenta a organização.

Para que todas as equipas possam adaptar-se aos pneus Pirelli, utilizados em exclusivo no Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV, a organização vai oferecer um dia de testes gratuito a todos os pilotos que se inscrevam na competição.

Outra preocupação dos promotores do Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV residiu na visibilidade da prova. Por isso, a competição de topo da velocidade nacional estará presente nos grandes palcos e inserida nas grandes competições internacionais.

O calendário proposto tem em conta «as necessidades das equipas em racionalizarem os seus orçamentos, ao propor quatro jornadas durante 2021». Mas «olha com enorme carinho para a competitividade e a necessidade de oferecer o maior tempo possível em competição».

Assim, em cada fim de semana de competição, serão disputadas três corridas, duas no formato Sprint (duração de 20 minutos e um piloto à vez) e uma no formato Endurance (duração de 45 minutos e utilização de dois pilotos caso isso se verifique).

Quanto à visibilidade da competição, o Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV «realizará três das quatro jornadas de mãos dadas com grandes competições internacionais». Trata-se do GT Open, do WTCR e do European Le Mans Series, campeonatos de grande visibilidade internacional.

 

Graças a esta ligação, os pilotos e equipas do Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV terão ampla visibilidade para os seus projetos e patrocinadores, pois os promotores da competição encontraram neste canal televisivo um parceiro para a transmissão das corridas nacionais.

Além disso, com o apoio da SPORT TV, serão transmitidas, na íntegra, as provas de três dos quatro fins de semana de competição e será aberto um espaço reservado a entrevistas e análise das provas e da própria competição.

«Um espaço mediático absolutamente inédito que a Prime Promotion e o AIA, como promotores da competição conquistaram e que será profundamente benéfico para todos os participantes no Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV», salientam os organizadores da nova competição.

A Prime Promotion e o Autódromo Internacional do Algarve oferecem, ainda, aconselhamento para que equipas e pilotos possam viabilizar os seus projetos para o Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV.

«Será uma oportunidade única para jovens pilotos de partilhar a pista com nomes consagrados da competição de velocidade nacional que já confirmaram a sua participação na competição», salientam os organizadores. Os nomes dos consagrados «serão conhecidos muito em breve».

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), a Prime Promotion e o Autódromo Internacional do Algarve acreditam que «estão reunidas as condições para o Campeonato de Portugal de Velocidade by SPORT TV marcar o regresso aos tempos áureos da competição em pista em Portugal».

 

Calendário Provisório
25 de Abril: AIA | GT Open Championship
25/27 de Junho: Circuito de Vila Real | FIA WTCR
10/11 de Julho: Circuito Estoril | Competições Nacionais
23/24 de Outubro: AIA | European Le Mans Series

 

 



Comentários

pub