Associação Portuguesa de Imprensa lança projeto «Cultura, Ciência e Tecnologia»

Além dos textos, de fotografias e infografias, o projeto prevê também a produção e distribuição de vídeos e de podcasts, a pensar nas publicações digitais

A Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) iniciou esta semana um projeto de divulgação, junto dos jornais portugueses, de artigos de Cultura, Ciência e Tecnologia, da autoria de reputados especialistas em cada uma das áreas versadas. O Sul Informação, enquanto associado da APImprensa, é um dos primeiros jornais a aderir ao projeto.

Esta é uma das medidas adotadas pela APImprensa para assinalar 2021 como o Ano da Imprensa Regional.

Segundo a associação, «trata-se de um verdadeiro serviço público, uma vez que os artigos serão fornecidos gratuitamente aos jornais de todo o País (e também aos de língua portuguesa no estrangeiro que nisso manifestem interesse), com o objetivo de valorização e diversificação dos respetivos conteúdos, mas também como contributo para difusão da literacia mediática».

Daí que este projeto seja este ano patrocinado pelo “Media Veritas”, um outro programa que a APImprensa tem em marcha com o apoio da fundação Tides (uma organização norte-americana ligada ao google.org), que promove a literacia junto dos públicos mais vulneráveis (adolescentes e seniores), lutando contra a desinformação e as chamadas “fake news” (notícias falsas).

Há muito que este projeto está a ser preparado por uma equipa liderada pelo jornalista Jorge Castilho, diretor da APImprensa. Uma equipa a que se juntou agora o investigador António Piedade, da Universidade de Coimbra, que há mais de uma década coordenava uma iniciativa semelhante, embora circunscrita a textos científicos, designada por “Ciência na Imprensa Regional” – que, entretanto, terminou.

Como acima se refere, a iniciativa da APImprensa é muito mais abrangente, como o próprio nome do projeto desde logo esclarece: “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa”.

Assim, serão divulgadas a Cultura, nas suas diversas vertentes (Artes, Literatura, História, Sociologia, Música, etc), as descobertas da Ciência e os avanços da Tecnologia. Praticamente todos os dias, o projeto irá disponibilizar aos jornais textos de todas essas áreas, da autoria de especialistas dos principais Centros de Investigação e de Universidades de todo o País e do estrangeiro.

Estes textos, mesmo quando tratarem de matérias complexas e com garantido rigor científico, serão escritos em linguagem acessível a todos, contribuindo, de forma significativa, não só para informação do grande público, mas também para a sua formação nas mais diversas áreas do saber.

Além dos textos, de fotografias e infografias, o projeto prevê também a produção e distribuição de vídeos e de podcasts, a pensar nas publicações digitais.

«Todos estes pressupostos permitem-nos afirmar que este será, provavelmente, o projeto que conseguirá atingir, de forma regular, a maior audiência de sempre na Imprensa portuguesa, e também o que alcançará uma maior área geográfica – centenas de jornais regionais que cobrem todo o território nacional e, através deles, atingir também centenas de milhar de portugueses nas comunidades de emigrantes espalhadas pelo Mundo», salienta a APImprensa.

«Todos reconhecem que a Imprensa é um pilar essencial da Democracia. Mas poucos dos que o afirmam lhe concedem os apoios de que ela precisa para sobreviver e desempenhar o seu indispensável papel», acrescenta.

Numa altura em que o setor da Imprensa atravessa a sua maior crise de sempre, esta é mais uma iniciativa que a APImprensa põe em marcha no terreno, para apoiar a «insubstituível imprensa regional do nosso país».

Comentários

pub