Antigo Posto Fiscal de Vilamoura vai transformar-se em Vila Náutica

Projeto prevê a criação de 16 postos de trabalho

O antigo Posto Fiscal de Vilamoura vai ser uma “Vila Náutica”. Esta foi a proposta vencedora para aquele espaço, no âmbito do Fundo Revive Natureza, que, até ao momento, adjudicou 12 imóveis do Estado a entidades privadas.

Questionado pelo Sul Informação, o Gabinete do ministro de Estado, da Economia e Transição Digital revelou que, no âmbito do concurso para atribuição dos direitos de exploração turística daquele espaço, foram recebidas 19 propostas.

«A proposta que obteve a melhor classificação foi apresentada pela empresa Flow Away, S.A» e prevê um projeto com «a criação de 16 postos de trabalho, com recurso à população local», cujo objetivo «passa por criar um novo conceito em Vilamoura: a Vila Náutica».

Segundo aquele Ministério, este será «um complexo turístico único e multifuncional ligado à gastronomia regional, aos desportos náuticos, com um anfiteatro dedicado a promover atividades e debates relacionados com estas e outras valências, capaz de atrair clientes locais, turistas nacionais e internacionais, pela exclusividade de serviços e experiências oferecidas, bem como por toda a dinâmica projetada».

O valor do investimento a realizar neste projeto ainda não é conhecido, uma vez que não é exigido na fase de apresentação da proposta, devendo ser «apresentado em fase subsequente, nomeadamente após a aprovação do projeto pela respetiva Câmara Municipal».

Neste momento, esclarece a tutela, «a adjudicação do imóvel encontra-se condicionada à aprovação da fase de habilitação».

O Fundo Revive Natureza visa a recuperação e valorização de imóveis públicos, devolutos há décadas, na sua maioria localizados em espaços com valores patrimoniais naturais, que dispõem de um elevado potencial de atração turística, tendo em conta as suas funções de origem, histórias e especificidades geográficas.

No caso do Algarve, o antigo Posto Fiscal de Vilamoura foi o primeiro imóvel a ser adjudicado. Fazem ainda parte deste programa os antigos postos fiscais da Corte Velha, Cinturão e Junqueira, todos no concelho de Castro Marim, o antigo Posto Fiscal de Cabanas, em Tavira, e os antigos postos fiscais de Sagres e do Burgau, no concelho de Vila do Bispo.

A lista completa pode ser consultada aqui.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub