Alcoutim também quer ver o açude na Foupana no Plano de Resiliência

AM de Alcoutim também apoia a construção de uma ponte entre esta vila e Sanlúcar de Guadiana

A Assembleia Municipal de Alcoutim aprovou por unanimidade uma moção que apoia a inclusão da construção de uma ponte entre esta vila e Sanlúcar de Guadiana no Plano de Recuperação e Resiliência(PRR) e que defende «a relevância da inclusão da construção do Açude na Ribeira da Foupana» nesta estratégia de investimentos do Governo, ao abrigo da “bazuca europeia”.

Esta tomada de posição da AM de Alcoutim acontece numa altura em que o PRR está em Consulta Pública e em que se podem avançar com propostas e sugestões para o melhorar.

No primeiro caso, o da ponte de ligação entre Alcoutim e a sua vizinha espanhola, do outro lado do Guadiana, é uma obra que faz parte do plano e tudo indica que é mesmo para avançar.

Quanto ao açude na Ribeira da Foupana, apesar de não estar previsto no PRR, os membros deste órgão municipal consideram-na importante «para o desenvolvimento do concelho e para assegurar a resiliência do território aos episódios de seca», pelo que consideram «de extrema relevância» a sua inclusão nesta estratégia.

Esta sugestão deve-se ao facto do plano também contemplar a eficiência hídrica e resiliência do Algarve contra a escassez de água.

O PRR destina 200 milhões para atingir  este desígnio, que servirão, entre outras coiss, para criar uma ligação do Pomarão a Odeleite, que permita transvases do Guadiana para esta barragem, bem como para implementar uma estação de dessalinização.

A AM de Alcoutim defende que a obra do açude na Ribeira da Foupana também seja incluída nesta rubrica, tendo em conta que é «contribuirá para o combate à desertificação, melhorando a resiliência do sistema hídrico, através do reforço da capacidade de armazenamento, constituindo uma relevante mais-valia na resposta às necessidades de água da região, sem prejuízo de outras opções complementares».

 

 



Comentários

pub