Albufeira renova iluminação da  Avenida dos Descobrimentos com tecnologia LED

Esta é uma das várias obras de melhoria da eficiência energética que Albufeira tem na calha

A empreitada de substituição e melhoria da eficiência energética do sistema de iluminação da  Avenida dos Descobrimentos, em Albufeira, vai começar «em breve», assim que estejam disponíveis as 2500 luminárias LED necessárias.

O objetivo desta intervenção, que é realizada em parceria com a EDP Distribuição, é medida uniformizar, «estética e tecnicamente, toda, a avenida com material mais moderno, de fácil manutenção e, essencialmente, mais seguro para as pessoas e bens em caso de acidente».

Esta empreitada vai custar 182 mil euros e juntar-se-á a outras que visam aumentar a eficiência energética, garantindo, ao mesmo tempo uma poupança de energia e de gastos.

Também em fase de fornecimento de luminárias, para início de instalação ainda este mês, está a “Empreitada para o aumento de eficiência energética na rede de iluminação pública do concelho de Albufeira – primeira fase”, que terá um custo estimado de cerca de 675 mil euros.

Esta obra, que demorará cerca de cem dias a concluir, «faz parte também do plano de substituição integral de todas as luminárias da cidade e a zona de intervenção prevista nesta empreitada é a zona antiga, desde o Rossio até à Praia dos Aveiros, e vias principais de acesso à cidade», segundo a Câmara de Albufeira.

A segunda fase desta obra está já em fase de contratação e terá um custo de 213 mil euros.

«Para além da eficiência energética, sairão beneficiados a qualidade a iluminação, o reconhecimento de objetos e pessoas à noite, melhorando assim a segurança pública noturna», resume a autarquia.

 

 

Até à pressente data, «já foram instaladas mais de 955 luminárias LED, mais de 400 custeadas pelo município e mais de 555 instaladas pela EDP a pedido da autarquia».

«Vamos também substituir todas as luminárias do centro urbano de Albufeira e para o efeito teremos que realizar mais concursos públicos para substituir um total de 6200 luminárias, desde a Marina até à Balaia, Alto dos Caliços e Montechoro», segundo José Carlos Rolo, o presidente da Câmara Municipal.

Este «é um investimento para o futuro, que permite o retorno de capital simples em quatro anos». Só em 2021, «as 3555 luminárias LED permitem poupar cerca de 167 mil euros»

«Além de reduzir visivelmente os custos, estamos a contribuir para a diminuição do consumo de eletricidade e consequentemente da pegada ecológica», ilustrou José Carlos Rolo.

Com as obras que serão realizadas este ano, subirá para 15,2% a percentagem de iluminação pública do concelho que utilizará lâmpadas LED.

É intenção do município «estender esta medida às restantes freguesias, numa parceria com a EDP Distribuição, em que a Câmara financiará o processo nos centros urbanos e a EDP ocupar-se-á essencialmente das zonas rurais».

 

 



Comentários

pub