Albufeira quer perpetuar testemunhos locais sobre a pandemia de Covid-19

Projeto “Histórias e Memórias Pandemia 20-21” lança o desafio aos albufeirenses

Pau da Bandeira, Albufeira, Verão 2020 – Foto: Arquivo Municipal de Albufeira

O Arquivo Municipal de Albufeira está a desafiar os albufeirenses para que enviem os seus testemunhos a propósito da pandemia Covid-19, a fim de se constituírem memória para o futuro. Trata-se do projeto “Histórias e Memórias Pandemia 20-21”.

O que o projeto procura são testemunhos sobre as perdas humanas, laborais, quotidianas ao nível da mobilidade e outras, sobre o modo de como superaram o confinamento, o diário, de como foi o Natal, o ambiente doméstico ou laboral. Os testemunhos podem ser escritos, acompanhados ou não de fotografias, registos de vídeo, sonoros, desenhos ou outras formas.

“Através deste projeto vamos garantir que a História não apagará os acontecimentos de 2020-2021, em Albufeira”, refere Ana Pífaro, vereadora da Cultura.

“A memória dos habitantes de Albufeira sobre a pandemia deve ser registada, de modo a não deixar cair no esquecimento as angústias, incertezas e esperanças, coletivas, individuais e familiares, que esta comunidade sentiu e sente ao longo destes dias tão estranhos”, acrescenta.

“Percebemos que os registos que estão a ser feitos são-no maioritariamente nas redes sociais, espaços efémeros e dificilmente lugares de memória”, acrescenta ainda aquela responsável.

Participar neste projeto é fácil: basta aceder a https://www.cm-albufeira.pt/content/projeto-historias-ememorias-da-pandemia-2020-2021 e preencher os campos constantes no formulário.

Este projeto não tem data limite de acolhimento de testemunhos sobre esta grande pandemia do século XXI em Albufeira.

Em 2020, a Unesco e o ICOM – Conselho Internacional de Museus recomendaram que os museus e arquivos históricos promovessem a recolha de testemunhos para memória futura, representativos do impacto da Covid-19 no quotidiano das diferentes comunidades. É precisamente isso que este projeto está a fazer, em Albufeira.

O Arquivo Municipal de Albufeira tem online uma parte do seu espólio, sendo possível consultar os registos de vários momentos marcantes da história de Albufeira, disponibilizando para consulta documentos oficiais, fotografias, recortes de imprensa, correspondência e outros registos.

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub