Albufeira alarga telegestão da rega ao Parque do Ribeiro e ao jardim de Montechoro

Albufeira está a investir na redução do desperdício de água há 4 anos

Albufeira vai alargar a telegestão da rega ao Parque do Ribeiro e ao jardim de Montechoro e dar continuidade a um plano iniciado há quatro anos que visa aumentar a eficiência hídrica na rega.

Este investimento de 81 mil euros será realizado ao abrigo de um protocolo assinado entre a autarquia e a APA –Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica.

O sistema a instalar «permite efetuar a leitura de parâmetros ambientais, tais como pluviosidade, intensidade do vento, temperatura, entre outros, correlacionando essa informação com as variáveis programada para a rega, otimizando-as», segundo a Câmara de Albufeira.

«Com este sistema, quando chove, a estação envia um sinal para o programador, cancelando o programa de rega. O mesmo acontece quando a intensidade do vento, tornando passível o desvio de caudal para fora da área a regar. Também nesse caso, a programação de rega é interrompida. Ou seja, o sistema adapta de forma automática o débito de água e em casos de ventos fortes corta o consumo, evitando desperdício de água», acrescenta a autarquia.

O controle e monitorização é feito por WiFi.

A Câmara salienta que este concelho tem, atualmente, «um desperdício de 20% de água na rega urbana, um dos valores mais baixos na região».

Isto foi conseguido com um investimento em equipamentos de rega inteligente nos últimos anos.

O sistema iniciou-se com o Parque da Alfarrobeira e Jardim da Biblioteca, posteriormente foi alargado à zona do edifício dos Paços do Concelho, ao Eixo Viário e a Vale Faro.

«Este investimento permite uma maior sustentabilidade na gestão da água para rega e corresponde à nossa procura de poupança de custos e de recursos naturais. As nossas preocupações ambientais são várias e com este sistema, colmatamos milhões de metros cúbicos de água por ano», realça José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

 

Fotos: Câmara de Albufeira



Comentários

pub