AHRESP diz que hotéis também devem ter acesso ao lay-off simplificado

«Estabelecimentos não estão a registar qualquer atividade», realça a AHRESP

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defende que os hotéis, estabelecimentos turísticos e de alojamento local devem ter acesso ao lay-off simplificado, apesar de continuarem abertos.

Segundo a AHRESP, devido às «pesadas restrições, nomeadamente dever geral de recolhimento e impedimento à circulação, estes estabelecimentos não estão a registar qualquer atividade, pelo que muitos se mantêm encerrados».

Por esta razão, a associação «defende que estes estabelecimentos devem ter acesso ao lay-off simplificado, para apoio à manutenção dos seus postos de trabalho, nos mesmos moldes aplicáveis às atividades que, legalmente, são obrigadas a encerrar, uma vez que o efeito sentido é, na prática, o mesmo».

De resto, a AHRESP saúda ainda a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) por webinar realizado ontem, 9 de Fevereiro, em que participou, por exemplo, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

A AHRESP destaca 10 medidas de apoio ao turismo, apresentadas por Francisco Calheiros, presidente da CTP, como o alargamento do lay-off a todas as empresas com perdas de faturação, o reforço financeiro do programa Apoiar.pt, a não descriminação das grandes empresas nos acessos aos apoios e a criação de um Balcão único onde as empresas se devem dirigir para aceder às medidas Covid-19.

 

 



Comentários

pub