Agricultores do Barlavento apresentam 1,6 milhões em candidaturas ao PDR 2020

Foram apresentadas 41 candidaturas durante os avisos recentemente encerrados

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Os agricultores do Barlavento Algarvio apresentaram 41 candidaturas à medida Leader do PDR 2020, com um valor global de mais de 1,6 milhões de euros, durante os avisos lançados em 2020 pela Associação Vicentina e que encerraram já este ano.

A medida que recebeu mais candidaturas, 26 no total, foi a de “Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas. Os projetos apresentados a esta linha de apoio «representam um investimento proposto de aproximadamente oitocentos mil euros», segundo a Vicentina, que dinamiza o Grupo de Ação Local Adere 2020.

«Os setores que sobressaem na tipologia de investimentos vão de encontro àqueles que são dos mais representativos da região: citrinos, hortícolas, raízes, tubérculos e viticultura, entre outros», acrescentou a associação.

Já na medida “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, foram submetidos «quatro pedidos de apoio, com um investimento proposto de aproximadamente setecentos e trinta mil euros, para os setores do vinho e da carne de suíno, nas freguesias de Silves, Monchique, Alvor e Rogil».

A Vicentina também recebeu 11 candidaturas à media “Cadeias Curtas”, «essencialmente para apoio às deslocações dos produtores aos mercados, para comercialização dos seus produtos, para um investimento total de cerca de cem mil euros».

Com estas candidaturas, subiu para 3,2 milhões o valor global dos projetos apresentados durante os avisos abertos pela Associação Vicentina, que representam 1,3 milhões de compromisso de comparticipação deste instrumento financeiro da União Europeia, destinado a apoiar os agrícultores e o mundo rural.

A Vicentina  quer continuar em 2021 «a contribuir para os seus objectivos: melhorar as condições de rendimento e trabalho dos agricultores, valorizar e dinamizar os circuitos curtos, de modo a incentivar a comercialização de proximidade dos diversos produtos agrícolas».

«Ainda que atípico, o ano de 2020 serviu para reforçar as relações previamente estabelecidas junto de promotores e parceiros, agricultores e produtores dentro do nosso território de intervenção», concluiu a associação.

 

 



Comentários

pub